Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ será marcado com ações na Secretaria estadual do Trabalho

Entre as mais importantes, estão a retirada de nova Carteira de Identidade com nome social

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ será comemorado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco no dia 28 de junho com três ações e prestação de serviços na Agência do Trabalho da Rua da Aurora, 425, Boa Vista. Haverá três guichês que vão atender especificamente a integrantes desta comunidade. A iniciativa mais importante é fazer uma nova Carteira de Identidade com o nome social para pessoas trans. Ou seja, ela ou ele, poderão ser chamados pelo nome que sonharam e desejam ser tratados. (Vejam todas as informações no site www.seteq.pe.gov.br). A taxa para a segunda via de RG é R$ 26,98.

“O nome registrado em cartório da pessoa trans não reflete a sua identidade de gênero. Por isso, fazer esta carteira é uma maneira inclusiva e representativa da sua orientação sexual. O primeiro passo para as demais ações é ter um nome social ”, disse Antônio. “Hoje, muitas pessoas trans não frequentam hospitais, ambulatórios e empresas porque não se identificam com o nome original e não se sentem bem. Então, essa é uma questão de bem-estar, autoestima e empoderamento”, disse Antônio Moura, conselheiro titular para os trabalhadores LGBTQI+ PE da SETEQ. As iniciativas serão acompanhadas de perto pelos conselheiros e suplentes, como Luiz Gonzaga Neto, coordenador do Expresso Empreendedor da SETEQ. “A Constituição diz: todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes”, destacou Luis Gonzaga.

Outra ação é o cadastramento dos candidatos e candidatas e encaminhamento a vagas de emprego, caso eles ou elas se encaixem no perfil desejado pelas empresas. Todos e todas precisam levar RG e CPF, Carteira do Trabalho no papel e número do PIS (se possuírem), currículo, comprovante de residência e comprovante de vacinação contra a Covid-19. Caso não tenham o documento em papel da CLT, farão um digital novo, porque a carteira de papel só vale agora para as Forças Armadas, vigilantes e integrantes dos governos municipais e estaduais.

Para fazer a Carteira Digital, os integrantes da comunidade precisam ter celular em mãos e internet. Primeiramente, todos e todas serão cadastrados no sistema acesso.gov.br. É preciso ter o CPF e RG em mãos. Depois, vão responder a cinco perguntas elaboradas pelo Sistema e pronto. Quem tiver dificuldade,será orientado por um dos nossos atendentes.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *