Setembro Amarelo: CAPS Jataúba realiza ações em alusão ao Mês de Prevenção e Combate ao Suicídio

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. O CAPS Jataúba tem realizado ações nesse sentido, e além de reuniões com os usuários e cuidadores que frequentam unidade, os profissionais tem saído das quatro paredes, atuando em espaços importantes, como a escola.

No ultimo dia 21, foi realizada uma Roda de Conversa na Escola Municipal José Higino, na qual a Secretária de Saúde Carla Paiva, a psicóloga e coordenadora do CAPS, Geisyane Basílio, a enfermeira e psicanalista Alexsandra Martins e o psicólogo Pedro Henrique falaram abertamente com os alunos. O papo tratou do incentivo a vida, bem como da prevenção e combate ao suicídio, que infelizmente tem se tornado cada vez mais comum entre jovens.

Toda a atuação do CAPS e seus profissionais objetiva a valorização da vida, oferecendo uma alternativa aos pensamentos destrutivos. Diante das crises não se cale, procure o CAPS ou ligue 188 para o Centro de Valorização da Vida – CVV e dê o primeiro passo à caminho do tratamento.

ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *