Romero Leal revela que planeja uma agenda com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e os prefeitos consociados ao CONIAPE
O prefeito do município de Vertentes, Romero Leal (PSDB), esteve presente na 1.º assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que reuniu gestores e gestoras de todo o estado, nesta semana no Recife.
A pauta do encontro girou em torno de dois temas principais: a escolha da comissão eleitoral que ficará responsável pela realização das eleições da Associação para o biênio 2023 – 2025, e o esclarecimento para os presentes sobre a ação judicial movida pela Amupe contra a União, visando proteger os municípios, para evitar possíveis perdas das receitas, em consequência do resultado do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que apresentou uma diminuição significativa da população em municípios do estado.
“Desde o começo que conversamos sobre essa demanda. Sabemos que o IBGE contrata e paga mal aos funcionários […], não dar condições e nem mobilidade”, criticou o gestor. Romero destacou que ofereceu a estrutura do município aos recenseadores com apoio de deslocamento, alimentação e até pagamento de horas extras aos servidores que prestaram apoio.
Vertentes não será prejudicado com perda de receita, mas, segundo Leal, ainda há muitas pessoas que não foram contabilizadas no município. “Nós poderíamos atingir um patamar maior, e trazer mais dinheiro para o município. Essa contagem do IBGE é de fundamental importância. Porque representa a saúde, a educação, o social, a mobilidade, a estrutura dos municípios”, disse. “O que está acontecendo aí está quebrando muito os municípios. Companheiros do estado de 63 cidade não atingiram o resultado. Os prefeitos estão em apuros e em dificuldades”, relatou.
Coniape — Romero Leal é presidente do Consórcio Público Intermunicipal dos Municípios (CONIAPE), que, atualmente, conta com 26 cidades integradas. O prefeito de Vertentes confirmou que irá concorrer novamente na eleição para o cargo de Presidente. “A eleição é democrática, os prefeitos são eleitores, e nós pleiteamos a reeleição”, disse. Leal revelou que planeja uma agenda com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e os prefeitos consociados. “O mais rápido possível para conversar com cada prefeito”, pontuou.