Fernando Bezerra, sinômino de devoção por Petrolina
Gratidão. Essa é a palavra que o povo de Petrolina carrega nesses dias por tudo o que Fernando Bezerra Coelho fez por nosso Sertão em 40 anos de pública. Na condição de prefeito, representante político da capital do São Francisco, sinto-me na obrigação de externar o orgulho que nosso povo sente por essa ilustre liderança que dedicou a vida em prol de Petrolina.
Fernando Bezerra Coelho é sinônimo de devoção por essa cidade. Desde a década de 80, lutou para fazer Petrolina se tornar uma terra de prosperidade e oportunidade. Foi deputado estadual, secretário de estado na Agricultura, Casa Civil e Desenvolvimento Econômico; deputado federal constituinte, prefeito por três mandatos, ministro da Integração Nacional e, por último, senador da República. Em todos esses cargos públicos, priorizou o povo do Sertão, em especial, a sua Petrolina.
Aqui em Petrolina não há um só bairro sem ações de Fernando Bezerra. Seja por uma obra de infraestrutura, um posto de saúde, uma escola erguida ou algum sistema de abastecimento de água implantado. Fernando foi o líder de todos os momentos, um dedicado trabalhador a serviço de sua gente, realizando sonhos impensáveis como viadutos, duplicações, shopping center a um centro de convenções. Foi também homem de diálogo, que construiu pontes em Brasília, no Recife, para carrear recursos e solucionar inúmeros impasses seja para os sertanejos, ou para os brasileiros num âmbito geral.
Após 40 anos de dedicação à boa politica, em serviço diário e incansável pelos pernambucanos, Fernando Bezerra finaliza um ciclo de sua trajetória. Seu afastamento da política partidária, contudo, não encerra seu legado, muito menos sua influência na vida dos petrolinenses. Isso porque, agora, nós que trabalhamos a serviço do povo temos o compromisso de nos inspirar neste exemplo e de alguma forma dar continuidade a tudo que FBC fez por Petrolina, que foi decisivo para nossa região transpor novas barreiras do desenvolvimento.
A história de amor de Fernando por Petrolina nunca será apagada. Assim como, o povo petrolinense nunca deixará de reconhecer e se orgulhar da trajetória de um dos maiores políticos que Pernambuco ofereceu à nação brasileira.
Simão Durando
Prefeito de Petrolina
Foto: Devid Menezes