Prefeitura de Rio Formoso realiza a 2ª edição do Projeto “Bora Viver Cultivando Vidas”, de prevenção do uso de drogas no contexto escolar.

Prefeitura de Rio Formoso realiza a 2ª edição do Projeto “Bora Viver Cultivando Vidas”, de prevenção do uso de drogas no contexto escolar.

A Prefeitura de Rio Formoso, através da Secretaria de Educação, lançou essa semana a Segunda Edição do Projeto “Bora Viver Cultivando Vidas” com os alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino. O Projeto tem como objetivo trabalhar a prevenção do uso do álcool, fumo e outras drogas no contexto escolar, levando informações e práticas saudáveis aos estudantes.
Nessa semana de 27 a 31 de março, está sendo realizado no Ginásio de esporte o Circuito Acolhendo Sonhos que tem como objetivo acolher os alunos, que passam pelas seguintes estações:

Estação de Acolhimento: Nessa essa estação o comando é de uma Arte Educadora recebe os alunos, explicam sobre a dinâmica do Projeto Bora Viver, que levará às escolas informações, atividades lúdicas que visam fortalecer o sócio emocional dos alunos para que se mantenham longe do álcool, fumo e das outras drogas. Os alunos também terão oportunidade de atuar como protagonistas, através do Concurso do Aluno Monitor que, além de outras atividades, ficarão responsáveis pela geração de conteúdo e gerenciamento da página do Projeto “boraviver_rioformoso”.

Estação Batendo a Real: Nessa estação são disponibilizadas tapetes, almofadas, puffs, tabletes, internet, para que os jovens possam responder a ESCUTA, através de questionário no google forms, onde vão bater a real sobre o que pensam sobre as temáticas, atividades e possibilidades de ações que interessam a eles (na escola e no contraturno).

Estação Acolhendo as emoções – Nessa estação a Regênciaé das psicólogas da – Nessa estação a ambientação é mais aconchegante com almofadas. Os alunos recebem um emociômetro para registrarem suas emoções e também compartilham como estão se sentindo. Caso queiram aprofundar esse momento junto às psicólogas, será visto caso a caso, de maneira a não deixar de ocorrer o acolhimento.

Estação Memórias do circuito – Nessa estação teremos o registro de fitos e a filmagem dos depoimentos dos alunos com relação a ação, suas expectativas e suas impressões . Terá um tapete vermelho luzes, cortina de fumaça para que eles sentirem como são especiais.

Estação merenda – Os alunos recebem o lanche delicioso e trufa como lembrança do circuito que vivenciaram.

Eles também estão deixando mensagens em painel de como estão se sentindo nesse Circuito.

Esse está sendo o primeiro momento é o acolhimento com os alunos. Queremos que eles se sintam acolhidos, estimulados e que fiquem vinculados para a próxima etapa.

Mas, o Bora Viver já realizou nessa nova edição reunião com as gestoras das escolas participantes e dez encontros com pais e professores. Tudo isso para gerarmos o envolvimento necessário.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *