“Propague a Paz”: Secretaria Estadual de Educação promove ação de fomento à cultura de paz nas escolas

“Propague a Paz”: Secretaria Estadual de Educação promove ação de fomento à cultura de paz nas escolas

Projeto acontece durante todo o mês de abril nas unidades de ensino da rede estadual e conta com o apoio da SDS

Com o intuito de reafirmar o espaço escolar como território de refúgio contra a violência, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, promove, até o fim do mês de abril, a campanha Propague a Paz, intensificando ações pedagógicas já existentes nas escolas da rede estadual para fortalecer a cultura de paz.

Entre as atividades propostas, estão reuniões com os pais e responsáveis; rodas de conversas com os estudantes e professores sobre violência na escola; orientações curriculares sobre a importância do combate a fake news e uso das redes sociais e produções artísticas em vários suportes lúdicos (poesia, pintura, teatro, música, dança, entre outros) que evidenciem como a cultura de paz vem sendo construída, fortalecida e vivenciada em todas as escolas da rede estadual de Pernambuco.

A SEE já trabalha para tornar esta ação um projeto permanente dentro das escolas a partir do fortalecimento do Núcleo de Cultura de Paz, vinculado à Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da pasta. Para isso, está ouvindo especialistas em violência escolar, participando das reuniões com o Governo Federal, construindo ações em articulação com os municípios para a organização de ações pedagógicas e estudando a ampliação da equipe para o desenvolvimento de ações de apoio à saúde mental dos estudantes.

“Precisamos propor estratégias didáticas para lidar com outras tantas formas de violência que permeiam o espaço escolar, tais como o racismo, a homofobia, o capacitismo, o bullying, o etarismo, a discriminação de gênero e socioeconômica. Sabemos que precisamos fortalecer o debate e as ações pedagógicas por uma sociedade que reconhece e valoriza as diferenças”, pontua Tarcia Silva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação.

AÇÕES

Durante toda a quarta-feira (19), a EREM Eleanor Roosevelt, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, vivenciará a culminância do seu projeto “Cultura de Paz: diga não ao bullying”. Na programação, montada pelos estudantes em parceria com os professores, estão peças teatrais, exibição de vídeos e cartum digital sobre Cyberbullying e exposição de painel interativo com dados e imagens relacionadas ao bullying e suas consequências.

Na ETE Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, as atividades acontecem durante toda a semana. Na manhã desta segunda-feira (17), os estudantes protagonistas recepcionaram a todos com música, mensagens e algodão doce. A programação segue com o “almoço cultural” diário, repleto de música e dança no refeitório da unidade de ensino, e com uma roda de conversa na quinta-feira (20). A roda irá revisitar o Pacto de Convivência, documento construído em conjunto pelos estudantes e pela equipe pedagógica no início do ano letivo. Durante a atividade, os estudantes vão discutir como melhorar a convivência na escola e como promover o respeito, a tolerância, a empatia, entre outros aspectos Após a conversa, cada turma, com orientação do seu professor tutor, irá construir um painel que ficará na sala de aula.

A partir dessas ações, o Propague a Paz se soma a outros projetos de incentivo à cultura de paz nas escolas, como o Escola Legal, voltado para a prevenção e combate a práticas preconceituosas. Mais de 100 escolas da rede estadual de ensino já foram contempladas com ações práticas de combate ao bullying e outras violências, como palestras, escuta ativa de envolvidos e apoio à instalação de núcleos permanentes de mediação de conflitos dentro das próprias unidades escolares.

A SEE, mais um vez, orienta a comunidade a não compartilhar, nas redes sociais, postagens de incentivo à violência nas escolas e ressalta a importância de acionar o 197 ao identificar publicações desta natureza.

Sérgio Xavier

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