Atletas de Fernando de Noronha participaram, no último final de semana, da 1ª Etapa do Campeonato de Surf de Pernambuco.
A competição aconteceu na praia de Borete, em Ipojuca, no litoral sul do estado. A Administração da ilha deu todo o apoio aos esportistas, disponibilizando também as passagens.
Os adolescentes José Alvimar, de 13 anos; Anderson Felipe, Igor Januário e Ayrton Mikael, os três com 15 anos, competiram na categoria Sub 14. José Alvimar foi classificado e irá participar das próximas etapas do Pernambucano.
A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, esteve presente no campeonato e parabenizou os atletas. “Um grande orgulho poder estar aqui e participar desse momento. Além de parabenizar os nossos surfistas, quero também agradecer, pessoalmente, aos treinadores, que acreditam nos jovens e fazem um trabalho lindo para transformar cada um em grandes atletas.
O superintendente de Turismo, Cultura e Esporte da ilha, André Portela, também esteve presente e reforçou as palavras da administradora. Parabéns a cada participante. Vocês fizeram a escolha certa. Estão praticando uma atividade que é a cara da nossa ilha. Todos nos representaram lindamente no continente. Um parabéns especial para José Alvimar, que conseguiu subir no pódio e levar a nossa ilha com ele!”, afirmou.
José Alvimar viajou para o continente cheio de esperança de uma vitória e a conquistou, classificando-se em 3º lugar na categoria Sub 14. Por ter competido com atletas de fora do Estado, que não recebem a mesma pontuação que ele devido a isso, José Alvimar acabou ficando com a liderança da categoria, explicou o treinador João Paulo. Esse resultado o classifica para o Pernambucano, juntamente com o atleta Igor Januário, que já havia garantido a sua vaga no ano passado, completou.
Estou muito feliz. Participei desta etapa do Campeonato de Surf de Pernambuco e consegui conquistar mais uma vitória. Já é o terceiro troféu fora de Noronha. Agradeço muito a todos os que estão me apoiando, como Lukinhas (Lukas Costa), da Escolinha Alma Solar Noronha; Carlos Eduardo (Calico) e João Paulo, do Projeto Surf Skate, e a Daniel Oliveira, conselheiro distrital, que estão me incentivando e me apoiando junto à Administração de Noronha, que tem chegado junto e apoiado o meu sonho, disse.
O treinador João Paulo falou da importância da Administração em apoiar eventos esportivos como esse. Essa nova gestão de Fernando de Noronha realmente entrou na ilha para fazer a mudança, para ajudar a população. Foi muito importante os meninos competirem fora do arquipélago, tanto para adquirir experiência, como para conseguir uma vaga para o Brasileiro. E a presença da administradora Thallyta e do superintendente André Portela, no dia da competição, deixou os meninos supercontentes, sentindo-se prestigiados, afirmou.
Para o presidente da Associação de Surf de Noronha, Marlos Amarante, a participação dos atletas nos campeonatos fora da ilha dá a eles a possibilidade de conseguirem vagas em competições maiores. Hoje em dia a gente tem muitos atletas novos na ilha que podem vir ao continente e ser um futuro campeão brasileiro, um futuro campeão mundial. Estamos trabalhando para isso, disse Marlos, que também competiu em Borete, na categoria Master, mas não se classificou.