Guilherme Uchoa Jr defende pequenos produtores de laticínios na criação de frente parlamentar específica em Brasília
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção de leite e tem capacidade de ocupar o primeiro posto, apesar dos aumentos de custo de produção de leite e dos altos preços nos estabelecimentos.
Em uma ação para garantir os pedidos de melhoria para os produtores de leite do país, o deputado federal Guilherme Uchoa Jr recebeu ontem em seu gabinete em Brasília, representantes de cooperativas e pequenos produtores de laticínios no Brasil, para ouvir suas principais preocupações e demandas e assinar o requerimento para criação da frente parlamentar em defesa das cooperativas e pequenos laticínios do Brasil com leite nacional e da pecuária.
Uchoa ressaltou a preocupação com a bacia leiteira de Pernambuco e no fortalecimento dos pequenos produtores de leite e dos laticínios que beneficiam o leite.
Pernambuco subiu um posto no volume da produção leiteira em 2020 frente ao ano anterior, ocupando o oitavo lugar nacional e a segunda posição no Nordeste. “A produtividade em Pernambuco é mais alta por questões genéticas, de manejo e assistência técnica. Isso mostra a importância de investirmos neste arranjo produtivo no Estado”, ressaltou o deputado.
Atualmente 60 mil famílias vivem da produção do leite em Pernambuco, e tantas outras no país inteiro, por isso a luta por direitos, investimentos e debates sobre a categoria são tão importantes. O grupo que visita Brasília está em busca de mais assinaturas para incentivar a utilização da pecuária leiteira do Brasil, dando maior segurança a toda cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.