Brasil e Noruega dialogam sobre pescados

Brasil e Noruega dialogam sobre pescados

Embaixador do país nórdico visita Ministério da Pesca e Aquicultura e convida Brasil a participar da Aquanor

André de Paula e o embaixador norueguês Odd Magne Ruud.

Foto: Adriana Lima/MPA

Na manhã desta terça-feira (13), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, recebeu o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud. A visita institucional serviu para dialogar e fortalecer a parceria comercial que já existe entre o Brasil e o país nórdico.

Atualmente, a Noruega é o maior produtor e exportador de bacalhau do mundo, e o Brasil segue como o segundo maior importador desse peixe — muito apreciado pelos brasileiros em datas comemorativas. O embaixador Ruud ressalta que a parceria e a relação comercial de pescados entre o Brasil e a Noruega é antiga e duradoura, sendo a primeira importação por volta dos anos 1800.

O embaixador convidou o ministro André de Paula para participar da Aquanor, que é uma das maiores feiras de pescados do mundo. Vai acontecer entre 22 e 24 de agosto, na cidade de Trondheim. E mostrou interesse em aumentar as exportações de salmão para o Brasil – a Noruega é um grande produtor mundial, mas o Chile é o nosso maior fornecedor.

André de Paula, por seu lado, elogiou a tecnologia norueguesa na aquilcultura e no processamento de alimentos. E mostrou interesse em importar esses modelos para o Brasil. “Aqui temos desafios de cultivo e de natureza sócio-ambiental para a nossa aquicultura, e muito interesse em conhecer soluções que os outros países deram para esses obstáculos”, disse o ministro.

“Apesar de ser antiga, essa parceria agora ganha mais força, pois temos uma gestão compartilhada com o Ministério do Meio Ambiente, que também está focado nessas atividades de uma forma mais sustentável. A Noruega é um dos maiores produtores e exportadores de pescado do mundo, e pode nos agregar com a experiência em tecnologias avançadas de pesca e aquicultura”, afirmou o secretário-executivo do MPA, Carlos Mello.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *