Prefeitura de Caruaru abre edição de concurso público para vaga de contador
Por: Taís Chaves
Serão ofertadas cinco vagas, sendo uma para PCD
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), divulgou, no Diário Oficial do Município, o edital de número: 03/2023 do Concurso Público de Caruaru para vaga efetiva de contador, em Caruaru. O concurso será executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).
As inscrições começaram na segunda-feira (19) e seguirão até o 24 de julho e podem ser feitas através do link: https://www.ibam-concursos.org.br . As pessoas que desejarem solicitar a taxa de isenção, o prazo final para o pedido é até a sexta-feira (23/06). O resultado do pedido de isenção estará disponível no dia 17/07. O cronograma de atividades do Concurso Público 03/2023 está disponível no Diário Oficial (DO).
Para concorrer a vaga, o profissional precisa ter curso superior em contabilidade e estar devidamente registrado no conselho de classe, comprovando a capacidade técnica para o cargo. Estão sendo ofertadas cinco vagas. Dessas, uma é destinada para pessoa com deficiência (PCD). Os candidatos com deficiência deverão enviar o laudo médico por meio de carta simples com AR ou Sedex com AR, durante o período de inscrição, para o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM. O laudo médico deverá ser referente aos últimos 12 meses até o término das inscrições e estar redigido em letra legível.
Entre as atribuições do contador estão: Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro e de execução orçamentária; Atuar nos setores de contabilidade e tesouraria quanto aos aspectos contábeis e financeiros municipais; Atuar na elaboração de projetos de lei relacionados às áreas financeira e administrativa; Efetuar o gerenciamento orçamentário, incluindo a abertura de créditos adicionais, conforme legislação aplicável; Atuar na elaboração de programação financeira destinada ao equilíbrio das contas públicas; entre outras ações.
“A realização de mais um concurso público é a comprovação da preocupação com a transparência, que é a marca dessa gestão.
É por meio dessa ferramenta que são selecionados os profissionais com melhor competência técnica, de maneira imparcial”, disse a secretária de Administração de Caruaru, Michely Martins.