Agrestina mantém tradição e leva seu artesanato para 23° Edição da Fenearte

Agrestina mantém tradição e leva seu artesanato para 23° Edição da Fenearte


Terra de fortes identidades culturais, o município está presente na feira há 21 anos

A Prefeitura de Agrestina leva, mais uma vez, o artesanato agrestinense para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), uma importante vitrine de oportunidades e negócios que acontece de 05 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Cerca de 10 artesãos estão comercializando seus produtos no estande de Agrestina (n° 380), localizado na Rua 15.

A Fenearte, que é um orgulho e patrimônio do povo pernambucano, chegou a sua 23° edição neste ano de 2023. Destes 23 anos de realização, Agrestina, terra de fortes identidades culturais como o chocalho, o alfenim e a mazuca, está presente há 21 anos. A participação do município na Fenearte já se tornou uma tradição.

Este ano, a 23° Fenearte traz como Tema: Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos, que homenageia os mestres que preservam a arte das loiças, um ofício que transforma barro em panelas e utensílios, por meio do amor e da sabedoria. Com um investimento de 8 milhões de reais, a feira recebe 5 mil expositores de Pernambuco, do Brasil e do mundo, e pretende movimentar mais de 40 milhões de reais. A expectativa é de que 300 mil pessoas passem pela feira, durante seus 12 dias de realização.

No estande de Agrestina, é possível encontrar pinturas em telas, produzidas por jovens de serviços sociais municipais, peças e acessórios em crochê, esculturas em ferro e réplicas de carros antigos, ambos produzidos com materiais sustentáveis, os chocalhos produzidos na Vila de Santa Teresa, além dos sabores produzidos localmente, como o doce Alfenim e as cocadinhas de doce de leite, esta última produzida em uma comunidade rural da cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela participação do município na feira, espera bons negócios, e explica que o carro chefe do artesanato local, o chocalho e o Alfenim, é sucesso de vendas todos os anos.

“A Fenearte é uma vitrine não só do artesanato pernambucano, mas brasileiro e internacional, e trazer os artesãos dos municípios do interior para expor numa feira desta magnitude é uma oportunidade única para os artesãos de pequenas cidades do país”, disse o diretor de Cultura de Agrestina, Adeilson Soares.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *