Igreja de São Miguel Arcanjo reabre e fieis participam da celebração da Santa Missa na comunidade do Riacho do Mel

A Prefeitura de Gravatá apoia e incentiva o turismo religioso no local, que conta com o apoio da Guarda Municipal para garantir a segurança no trânsito

Sob a luz de velas, no final da tarde do último sábado (10) os fieis católicos, moradores e visitantes do bairro Riacho do Mel contaram com a reabertura e a volta às celebrações eucarísticas na Igreja de São Miguel Arcanjo, nas margens da PE-087, onde há o santuário dedicado ao Frei Damião.

A igreja passou por reforma, pintura interna e externa e troca de luminárias. O fornecimento da energia foi solicitado, mas não houve tempo hábil para a religação. Isso não foi motivo para impedir que os fieis participassem com grande alegria da celebração eucarística, presidida pelo padre João Paulo Gomes, pároco da Paróquia de Sant’Ana.

Participaram da celebração os secretários municipais de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e de Comunicação e Imprensa, Junior Darita e Rodolfo Lima, respectivamente. Thamires Ferreira, diretora de Cultura, acompanhou a etapa final da reforma da capela e tem atuado no incentivo ao turismo religioso e fez questão de estar presente na primeira celebração.

Clóvis Junior e Daniela Januário estão juntos na missão de cuidar, recolher as doações, administrar os serviços de reforma e do trabalho social de convidar os moradores para participarem das celebrações no local. “Fizemos um trabalho de revitalização com doações dos amigos e visitantes, e pra gente é uma satisfação muito grande em ver que as pessoas têm fé, carinho e esse amor com a igreja. Com isso, pintamos a igreja por completo, revitalizamos o santuário onde fica a imagem do Frei Damião e estamos lutando para concluir o forro, o estacionamento e outras demandas. Além disso, queremos trabalhar a parte social com os moradores daqui para ajudar, com cursos, artesanato e os serviços de pastoral e catequese”, disse Daniela.

Ao final da celebração o padre João Paulo Gomes destacou o trabalho realizado pela comunidade e o retorno das missas no local. “Como era no tempo de Jesus, hoje celebramos à luz de velas porque não deu tempo de realizar a ligação. A celebração nessa igreja era realizada aos domingos, uma vez por mês. A nossa proposta é celebrar todos os sábados, sempre às 17h, mas quem vai dizer se iremos seguir com essa programação são os moradores, que, ao participarem da celebração, afirmam esse compromisso com a igreja”, disse.

Junior Darita, vice-prefeito e secretário de Turismo falou sobre a importância do turismo religioso na cidade. “No mundo inteiro o turismo religioso tem grande relevância na sociedade, tanto pelo sentimental, pela fé, mas também pelos benefícios que trazem às regiões onde o turismo de fé é trabalhado. Em gravatá não pode ser diferente, temos diversas igrejas em nosso município, mas essa de São Miguel Arcanjo traz esse diferencial porque aqui foi o local onde o Frei Damião de Bozano rezou a primeira missa no Brasil. Isso faz com que muitas pessoas venham conhecer o local”, destaca.

A Guarda Civil Municipal de Gravatá esteve presente no local para orientar os condutores e garantir a segurança das pessoas e o fluxo na PE-087 que liga Gravatá aos distritos de Mandacaru e Uruçu-Mirim, além de outras comunidades rurais.

Serviço:
Celebração na Capela de Frei Damião em Gravatá
Local: Igreja de São Miguel Arcanjo, PE-087, Riacho do Mel
Aos sábados às 17h

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *