Ouvir para Mudar trouxe questões da agricultura familiar na Região do São Francisco
As escutas vão compor a construção do PPA 2024/2027
O primeiro dia do Seminário Ouvir para Mudar, realizado em Petrolina, pelo Governo de Pernambuco, na etapa presencial, com a participação de sete municípios da região do São Francisco – que tem meio milhão de habitantes -, trouxe produtores e trabalhadores rurais, além de extensionistas para a Sala Temática de Agricultura e Meio Ambiente, conduzida pelas secretárias de Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca, Ellen Viégas, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luísa Ferreira. As principais questões trazidas foram investimentos para agricultura familiar e a estruturação da Extensão Rural, além da melhoria das reservas ambientais . Neste sábado l02), o Seminário segue para as cidades de Ouricuri e Salgueiro.
Numa região tradicionalmente produtora na área rural, nas áreas de Fruticultura, vitivinicultura e ovinocaprinocultura pricipalmente, foram cerca de duas horas de escuta com questões para a construção do Plano Plurianual 2024/2027. “O tema Ouvir para Mudar já diz o lugar de fala da população que tem acesso a um instrumento para construção de um plano que chega na ponta para contemplar as questões reais do campo” falou Ellen Viégas.
O extensionista do IPA, Elias Cintra, levantou a necessidade da melhoria da estrura de trabalho para o pessoas da extensão rural, salientando a falta de educação no campo. O trabalhador rural, Francisco Pascoal pediu incentivo para o agricultor familiar e apoio às feiras. O produtor rural do Perímetro Irrigado Maria Tereza, Francisco de Assis, desabafou que mes.o vivendo às margens do São Francisco, muita gente não tem abastecimento de água potável. “Temos outros problemas como a falta de escolas rurais e ouvir o povo que é quem sabe o que precisa é o caminho”, disse.
Ouvir para Mudar – A gestão contempla a escuta presencial dos moradores das 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco, num debate regionalizado, com fico nas questões, problemas e soluções, para alcançar todos os extratos da população. Nas salas temáticas: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Segurança e cidadania; Saúde e Qualidade de Vida; Agricultura e Meio Ambiente; e Infraestrutura e Dinamismo Econômico. O evento conta ainda com ilhas digitais nas quais a população também poderá participar, contribuindo com suas sugestões para a construção do PPA.
No site ouvirparamudar.pe.gov.br, o governo apresenta 27 propostas de programas governamentais e convida a população a votar nas que considerar prioritárias. Também no site cada cidadão poderá contribuir com propostas que podem partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que acredite que deve ser aprimorado pelo governo. Após esse momento, as sugestões serão analisadas e categorizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.
Dia 02/09/23 (Sábado)
Ouricuri – 8h30
Salgueiro – 14h