Secretária Éllen Viégas acompanha visita do ministro Carlos Fávero ao Vale dos São Francisco

Secretária Éllen Viégas acompanha visita do ministro Carlos Fávero ao Vale dos São Francisco

Gestor veio conhecer a cadeia produtiva da fruticultura e do vinho na região

A secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Éllen Viégas, acompanha programação do ministro da Agricultura e Pecuária,  Carlos Fávero, em visita ao Vale do São Francisco de Pernambuco da Bahia, nesta sexta-feira (15) e sábado (16). A primeira agenda foi no Encontro dos Médios e Pequenos Produtores e Criadores do Vale São Francisco, em Casa Nova, na Bahia.

A programação seguiu com visita à Vinícola Miolo, no Vale do São Francisco, uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinho fino, onde o ministro conheceu todo o processo de fabricação do vinho Terra Nova, com a recepção do diretor , Eurico Venedetti.   O vinhedo conta com uma área cultivada de 200 hectares, com produção 7 milhões de litros/ano, sendo 3,5 milhões de litros para espumante e vinhos e a mesma quantidade para destilar. Hoje a Terra Nova conta com 170 colaboradores. Em 2008, aconteceu a inauguração do complexo enoturístico semelhante ao existente hoje no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

A Secretária Ellem Viégas ainda acompanhou a visita à Grand Valle Agrícola, empresa fundada em 1988 dedicada a cultivar, fabricar e fornecer frutas frescas e produtos naturais, com a recepção do proprietário da Grand Valle Agrícola, Gilberto Secchie à Visita à Fazenda Labrunier, empresa que está há mais de 30 anos no Brasil com uva de mesa, sendo 1.000 ha de produção, com mais de 18 variedades geneticamente modificadas, sendo a maior produtora e exportadora do país, atingindo 37 países em comercialização. “Conhecer toda essa cadeia produtiva do Vale do São Francisco dará ao ministro a real dimensão dessa produção que chega a várias parte do país e do mundo”, falou Éllen Viégas, acrescentando que o retrato desse Vale produtor com novas tecnologias, além de ouvir os produtores, pode facilitar o investimento na região.

À tarde ainda teve a visita à Fazenda Labrunier. A empresa está há mais de 30 anos no Brasil com uva de mesa, sendo
1.000 hectares de produção, com mais de 18 variedades geneticamente modificadas, sendo a maior produtora e exportadora do país, atingindo 37 países em comercialização. No pico da safra emprega 4.500 pessoas, sendo a segunda maior empregadora de toda região do Vale do São Francisco. O ministro destacou o desenvolvimento da região. “Aqui, se vê uma região tão inospita transformar as condições em riqueza”, salientou.

A programação da sexta-feira foi encerrada com encontro de produtores e exportadores do Vale do São Francisco. Neste sábado a Secretária Ellen Viégas acompanha o segundo dia do ministro Carlos Fávero no Vale, com visita à Embrapa Semiárido, aos campos experimentais de fruticultura e aos projetos irrigados Pontal Norte e Sul, terminando sua agenda na região com presença na festa dos produtores do Projeto Maria Tereza.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *