Feira de Empreendedorismo toma conta de escolas da rede municipal de ensino em Juazeiro

Feira de Empreendedorismo toma conta de escolas da rede municipal de ensino em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino na sede e no interior de Juazeiro receberam, neste sábado (25), a Feira de Empreendedorismo. A ação é uma culminância da disciplina de Empreendedorismo e do projeto pedagógico desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que prevê o estímulo à aquisição de habilidades empreendedoras na escola e a preparação dos estudantes para a vida e para o mundo do trabalho.

De acordo com a assessora pedagógica em Empreendedorismo da Seduc, Andréa Nascimento, a Feira é realizada anualmente como resultado das práticas desenvolvidas pelos estudantes em sala de aula. “A Feira de Empreendedorismo nas escolas da rede municipal, não é só expor o trabalho que os alunos produzem na disciplina de Empreendedorismo, mas também estimular o empreendedorismo nas escolas, porque isso tem um papel fundamental no desenvolvimento do aluno e na sua preparação para o mundo real, sobretudo pelas habilidades e competências que eles adquirem no processo de tirar uma ideia do papel e colocar em prática”, pontua.

Na Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, no bairro Tabuleiro, os estudantes atraíram a comunidade e se empenharam na produção. “Em nossa Feira, os nossos alunos comercializaram hortaliças cultivadas em uma horta vertical produzida na escola, comidas, artesanato, pulseiras, laços, sabão e outros produtos de higiene. Também realizaram oficinas e expuseram as suas produções da Feira de Ciências do Projeto de Leitura”, contou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Roberta Morais.

André Daniel Lima, que é aluno do 6° ano do Ensino Fundamental na Escola Professora Terezinha, destacou o quanto aprendeu com as aulas de Empreendedorismo. “Com a disciplina, eu aprendi, entre muitas outras coisas, o que é lucro e o que é custo e que mesmo sendo jovens, nós podemos ser pequenos empreendedores, não importa a idade”, disse André, enquanto comercializava as pulseiras produzidas por ele.

Empreendedorismo e Consciência Negra

As escolas também aproveitaram a proximidade com o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, para ampliar a sua Feira. Na Escola Municipal José Padilha de Souza, no bairro Alto do Cruzeiro, a Feira de Empreendedorismo agregou a comercialização de produtos inspirados na cultura africana e apresentações culturais. “Desde outubro nós estamos com o projeto ‘Uma fantástica viagem pelo continente africano’, discutindo diversos temas e explorando danças, contos, religiões, culinária e história. A partir de cada tema, eles foram produzindo materiais para a comercialização na Feira, como chaveiros com máscaras e figuras da África, brinquedos produzidos com sucata, pulseiras, tambores, comidas de origem africana, etc”, relatou a coordenadora pedagógica da Escola José Padilha, Laís Vargas.

Já na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, a Feira de Empreendedorismo virou Feira Black, como explicou a gestora da escola, Virna Sarissa. “Estamos dando continuidade à culminância do nosso projeto pedagógico ‘Viajando na estação, eu giro o mundo e construo saberes’, que esse ano teve como tema a África, e transformamos a Feira de Empreendedorismo em Feira Black. Realizamos algumas oficinas, como a de bonecas abayomi, de máscaras, turbantes, tranças, feira da pechincha, entre outros, e os estudantes estão trabalhando com uma moeda que criamos aqui na estação, os trilhos”, disse.

Aluna do 3° ano do Ensino Fundamental, na Estação do Saber, Isadora Rodrigues da Silva contou que amou participar da Feira. “Eu e os meus colegas produzimos prendedores de cabelo e eu amei fazer. Foi muito bom participar da Feira e conhecer a África. O continente africano é um pouco distante, mas a Estação fez a gente ficar pertinho dele”, frisou Isadora.

O dinheiro arrecadado pelos estudantes na venda dos produtos será utilizado na própria escola.

Texto: Eneida Trindade- Ascom Seduc PMJ

Fotos: Edinázio Dias

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *