Especialista explica como não cair em golpes bancários neste Carnaval
Sicredi Expansão disponibiliza cartilha com dicas de segurança digital
Com a chegada do carnaval, os cuidados contra golpes devem ser reforçados, mediante as aglomerações em espaço de folia ou de descanso. Segundo a última pesquisa divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) com 2 mil pessoas, quatro em cada dez entrevistados afirmaram ter sido vítimas de golpes ou tentativas de golpes no período de dezembro de 2022 ao mesmo mês de 2023. Entre os golpes mais citados estão: clonagem de cartão de crédito ou troca de cartões (45%), golpe em que alguém se passa por conhecido para solicitar dinheiro (28%) e o golpe da central falsa, que pede dados por telefone (27%).
A Febraban também informou que, apesar das tentativas de golpes e das vítimas feitas, as ações de orientação realizadas por instituições financeiras ampliaram o conhecimento de mais brasileiros sobre o assunto. Ainda de acordo com o órgão, 67% dos entrevistados afirmaram ter recebido material de comunicação que alertava sobre os golpes. Na pesquisa realizada anteriormente, 54% haviam tido contato com algum material.
Diante desse cenário, a Sicredi Expansão também realiza orientações para conscientizar os seus associados e a comunidade, a exemplo da Cartilha de Segurança Digital, elaborada pelo Sicredi, que aborda tópicos como golpes com cartões, falsos funcionários, WhatsApp, phishing, sites falsos, anúncio duplicado, boleto falso, Pix, redes sociais, entre outros.
“Hoje em dia, os golpes do pix e do Whatsapp estão em alta. Por isso, alertamos para que as pessoas não acessem links duvidosos e que fujam de e-mails, SMS ou mensagens por Whatsapp enviadas por desconhecidos que solicitem preenchimento de pré-cadastro, cadastro ou compartilhamento de dados. Também orientamos que não realizem ‘transação de teste’ com o pix e que ativem a opção ‘verificação em duas etapas’ do Whatsapp, para evitar que golpistas finjam ser os usuários daquele número”, alerta Wilde Lins, Coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Expansão.
Wilde também destaca que, durante os dias de folia, em espaços de aglomeração, seja evitado o uso do celular e que os aplicados bancários sejam temporariamente removidos do aparelho, priorizando o uso de cédulas de dinheiro; que os cartões sejam bem guardados e que as senhas do aparelho celular sejam reforçadas. E, para casos de perda ou de roubo, que a instituição financeira seja comunicada imediatamente, para que o bloqueio da conta e o acesso ao aplicativo sejam realizados.
A seguir, conheça outras dicas de segurança para não cair em golpes:
• Ative a chave Pix somente em canais oficiais e não realize nenhuma transação de teste.
• Para evitar que sua foto no WhatsApp seja utilizada indevidamente, exiba somente para seus contatos de confiança.
• Ao realizar um pagamento de boleto, certifique se a linha digitável está de acordo com o logo da instituição financeira, além do Beneficiário – Cedente e Pagador – Sacado.
• Atenção aos sites que possuem domínio .com e produtos com valores muito abaixo dos praticados no mercado.
• Ao acessar sites, procure sempre digitar o endereço no navegador. Evite clicar em links.
• Proteja seu computador: não abra arquivos de fontes desconhecidas.
• Nunca forneça senha ou dados pessoais a terceiros, principalmente, por telefone.
• Desconsidere mensagens de instituições financeiras com as quais você não tem relação.
• Não faça transações bancárias a partir de equipamentos de terceiros ou redes Wi-Fi públicas.
• Nunca entregue seu cartão a outra pessoa.
• Sempre corte o chip do cartão ao descartá-lo.
Sobre a Sicredi Expansão
A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em três estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.