Jovens e adolescentes das Casas das Juventudes recebem formação sobre Cidadania Digital
Em Arcoverde, a ação ocorre nesta quinta-feira (22); em Glória do Goitá, a parada na Casa da Juventude será na próxima terça-feira (27); e, em Paudalho, a formação acontecerá no dia 29 de fevereiro
Os jovens e adolescentes das Casas das Juventudes das cidades de Arcoverde, no Sertão, Glória do Goitá e Paudalho, na Zona da Mata Norte do estado, estarão recebendo neste mês de fevereiro formações sobre os direitos e deveres da sociedade e do poder público, além de formações e orientações quanto à política e estrutura da juventude e exemplares do Estatuto da Juventude. A iniciativa é da Secretaria da Criança e Juventude, por meio da sua Superintendência da Juventude, em parceria com a SaferNet, ONG que atua com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil . A expectativa é da participação de até 50 jovens em cada cidade.
A formação central tem como tema a “Juventude e Cidadania Digital”, que tem como foco apresentar aos participantes, de forma interativa e dinâmica, a importância da cidadania, respeito e segurança digital para adolescentes e jovens, especialmente na sociedade contemporânea conectada a qual estamos inseridos. Os palestrantes serão o assistente de projetos da SaferNet Brasil, Gustavo Barreto , e a embaixadora do Dia da Internet Segura 2024, Luana Maria. “É importante que os jovens entendam que o que nós fazemos na internet tem impacto direto na nossa vida real. Por isso, pensamos nessa programação para que possamos discutir e trazer para esse público informações robustas quanto ao uso responsável da internet e o pensar de forma crítica esse espaço.”, detalhou Gustavo.
Para a gerente da Juventude da SCJ-PE, Marina Duarte, que está levando o projeto aos municípios junto aos demais parceiros, a iniciativa visa conscientizar os jovens quanto ao uso consciente e produtivo dos meios digitais. “O mundo está totalmente conectado e precisamos apresentar a este público uma forma usar esse movimento tecnológico a seu favor”, disse. Ainda segundo Marina, as novas ferramentas podem ajudá-los em inúmeras frentes. “A internet pode ser um ambiente de diversão, mas também pode ser o seu espaço de trabalho, de empreendedorismo, da construção de um futuro sólido mesmo. Basta saber usá-la com consciência”, acrescentou.
Em Arcoverde, a ação ocorre nesta quinta-feira (22); em Glória do Goitá, a parada na Casa das Juventudes será na próxima terça-feira (27); e, em Paudalho, a formação acontecerá no dia 29 de fevereiro.
Fotos: Divulgação/SCJ-PE