Agricultores rurais do Cabo serão beneficiados com recursos do Plano Safra

Agricultores rurais do Cabo serão beneficiados com recursos do Plano Safra

Os agricultores do Cabo de Santo Agostinho vão se beneficiar com crédito rural para o custeio de suas produções. A novidade foi apresentada pelo pela Secretaria Executiva de Agricultura nesta quinta-feira (14), durante evento de instalação do Comitê Territorial do Plano Safra de Agricultura Familiar da Região Metropolitana do Recife. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, CAM 1, na Torrinha.
A apresentação contou com a participação de entidades como MST, MLST, representantes e autoridades municipais, estaduais e do Ministério da Reforma Agrária.
O Plano Safra disponibiliza crédito acessível e adequado às necessidades dos produtores rurais. Através desses recursos, eles aplicam em diversas áreas como aquisição de equipamentos, custeio da produção, entre outras necessidades.
Pode participar o agricultor familiar que possui Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo. Também é obrigatório que o beneficiado possua renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e plante entre de 0,6 e 5 hectares de determinadas culturas agrícolas.
A novidade é que mulheres e jovens agricultores terão condições especiais. Para ter acesso, o agricultor deve buscar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, como o Banco do Nordeste ou Banco do Brasil, com o DAF ou CAF em mãos. Se achar necessário, o beneficiado pode procurar uma associação ou sindicato rural mais próximo.
“O agricultor é sempre muito esquecido. Temos indústria, polo logístico, mas temos pessoas no campo que produzem um volume muito grande de produtos para a cidade. Através do Plano Safra, vamos estar dando todo o suporte ao homem e a mulher do campo, para o melhoramento dessa produção”, afirmou o secretário de Agricultura, Adailton Melo.

Mais informações podem ser encontradas no site https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-se-no-caf-

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *