Na Zona da Mata Norte, Cedili capacita jovens que vão ajudar na reurbanização de comunidade
O Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga (Cedili) vai oferecer capacitação profissional para um grupo de 40 jovens do município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte. Através do Projeto Alô Comunidade, lançado nesta quinta (11), durante evento na cidade, os alunos com idade entre 14 e 17 anos vão se dividir em cursos básicos de pintura predial, manutenção hidráulica, elétrica e construção civil, e poderão colocar o conhecimento adquirido em prática na comunidade do Matadouro, local que o Cedili tem reestruturado e reformado com a parceria dos moradores. As aulas já começam neste sábado (13).
Ao longo de oito semanas, com 64 horas-aulas, os alunos receberão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com capacete, bota, luva, protetor auricular e óculos. As empresas Brasilcarp e Banco do Brasil financiam a iniciativa no valor de pouco mais de R$ 100 mil, por meio de renúncia fiscal. “Estou feliz por ter a oportunidade de poder participar do projeto, no curso de elétrica na esperança de me tornar uma ótima profissional”, ressaltou Evelly Sthefane, de 14 anos.
Na comunidade do Matadouro, onde os participantes vão atuar nas aulas práticas, já foi construída uma nova praça e muro de arrimo. Também já foi feita a pintura das escadarias e das residências e instalados novos postes com lâmpadas de led.
Atualmente está sendo executada a segunda parte da obra com a reforma de uma quadra de esportes, a construção de nova praça e mais cinco muros de contenção estão sendo erguidos. Além disso, serão instalados 70 postes com lâmpadas LED e implementado saneamento básico em todo o perímetro. “É um desafio enorme motivar esses jovens a estudarem, o conteúdo teórico será posto em prática na própria comunidade e esse é o grande diferencial, a transformação dos espaços públicos”, enfatiza o coordenador geral do Cedili, Eudes Morais.
ONG – O Cedili é uma instituição social sem fins lucrativos e desenvolve atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos e idosos. O centro também desenvolve um papel importante na reurbanização da comunidade do Matadouro, em Lagoa de Itaenga, com a participação da população e o financiamento de grandes empresas.