Diretora do MPA foi a ganhadora do prêmio “Personalidades Brasileiras da Aquicultura” entregue pela Aquishow
13º edição da Aquishow foi aberta nesta segunda-feira, 20/5, em São José do Rio Preto (SP). O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou da abertura e falou sobre o trabalho da pasta, que está cada vez mais próxima ao setor produtivo. Durante o evento, o ministro ainda entregou o prêmio “Personalidades Brasileiras da Aquicultura” para a diretora do Departamento de Aquicultura em Águas da União, da Secretaria Nacional de Aquicultura do MPA, Juliana Lopes, que recebeu a homenagem pelo seu trabalho voltado ao setor.
A feira vai reunir, até 23 de maio, 105 marcas expositoras e mais de 10 mil visitantes qualificados em uma área de 6000 m². Será a oportunidade para conhecer as mais recentes tecnologias e tendências da aquicultura.
A organizadora do evento, Marilsa Fernandes, agradeceu o apoio do ministro André de Paula e da equipe técnica do Ministério. Marilsa pediu a união do setor, especialmente quando se trata da cadeia produtiva. Segundo ela, essa é uma área responsável por gerar segurança alimentar e alimentação saudável para o país, e reforçou sobre a importância de eventos como a Aquishow, que aborda a temática tecnológica de forma transversal.
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Alan de Alvarenga, destacou a relevância da sanidade sanitária para o setor e disse que o governo e produtores precisam se unir para incentivar ainda mais o desenvolvimento.
Já Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo e representante do governo na feira, destacou os avanços do agronegócio no estado e afirmou sobre o potencial de crescimento. Alan também pregou pela união do setor, segundo ele, a organização com propostas de incentivo terá total apoio do governo local.
O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, endossa o coro da união dos poderes para fomentar a aquicultura. Isso, segundo ele, amplia o desenvolvimento, a geração de emprego e renda.
Você sabia?
Segundo dados do Boletim da Aquicultura em Águas da União, em 2022 foram produzidas 109.618 toneladas de peixe, dos quais 108.941 toneladas foram de tilápia, em que 26% da produção nacional dessa espécie (dados do IBGE) foram produzidas em águas da União, de forma regularizada.
A aquicultura vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos e a desenvolvida em águas da União é a que mais cresce, muito devido a forma de produção superintensiva.
O MPA vem trabalhando nos últimos anos para regularizar todos os pedidos de cessão protocolizados. No ano passado foram celebrados 143 contratos de cessão de uso de Águas da União, impulsionando a produção de 74 mil toneladas de pescado anualmente.
Esse ano já foram celebrados 47 contratos, que juntos somam uma capacidade de produção de 61.365 toneladas de pescado. A meta é aumentar em 30% a quantidade de contratos em relação ao ano passado.
O processo de regularização da cessão de uso de águas da União para fins de aquicultura é transversal e conta com o apoio da Marinha do Brasil e da Secretaria de Patrimônio da União.