Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, inaugura CAPS AD voltado para o tratamento de álcool e drogas
Pensando no fortalecimento e ampliação da saúde na cidade, a Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, inaugurou, nesta segunda-feira (05), um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD, voltado para tratar pacientes de Álcool e Drogas. O local, em Ipojuca Centro, é formado por uma equipe técnica multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiro, psiquiatra, clínico geral (com especialidade em saúde mental), assistente social, farmacêutico e técnicos de enfermagem. O novo CAPS funcionará de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 16h. Atualmente, o município já conta com o CAPS Gregório Bernardo, na PE 60, em Rurópolis, para o tratamento de pessoas com transtornos mentais.
“É com muita satisfação que inauguramos este local hoje. Infelizmente, sabemos o quanto essas questões interferem na vida das famílias, por isso a necessidade de sempre reforçar um atendimento integral e humanizado para a nossa população. Já realizamos muito na área da saúde, como a estruturação do transporte cidadão; a entrega de equipamentos como o centro de saúde da mulher, o centro materno-infantil; o novo centro oftalmológico, a entrega das novas ambulâncias, as academias de musculação ao ar livre, e tantos outros serviços e direitos.” disse Célia Sales.
O objetivo do CAPS AD é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. “Aqui nós teremos as terapias, atendimento em regime de atenção diária, estratégias de cuidados adequados a cada usuário, atendimento individual e familiar, grupos e oficinas terapêuticas e a distribuição de medicamentos. Esta é uma oportunidade que a Secretária de Saúde está abrindo para os usuários de qualquer idade e, especialmente, para os jovens. Os pais e as mães podem ficar mais tranquilos porque agora teremos um local para esses tratamentos específicos”, disse a secretária de Saúde, Manúcia Medeiros.