Nos dois anos da Masterboi de Canhotinho, Álvaro Porto comemora anúncio de mais investimentos para o frigorífico

Nos dois anos da Masterboi de Canhotinho, Álvaro Porto comemora anúncio de mais investimentos para o frigorífico

Prefeita Sandra Paes ressaltou ousadia empreendedora de Nelson Bezerra e destacou a atuação do deputado e do ex-prefeito Felipe Porto

Nos dois e anos do funcionamento do frigorífico da Masterboi em Canhotinho, no Agreste, celebrados nesta sexta-feira (16.08), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto comemorou o anúncio de mais investimentos e expansão das operações da unidade, feito pela direção do grupo.

“Cada vez mais o frigorífico de Canhotinho, o maior do Nordeste e o mais moderno do país, se firma como um empreendimento de sucesso. A notícia de expansão, com apenas dois anos de funcionamento, reafirma a qualidade da produção e mostra que o trabalho da Masterboi é cada vez mais reconhecido, gerando mais negócios, desenvolvimento e mais oportunidades para a região”, disse Porto.

Estão previstos mais de R$ 50 milhões para ampliação dos currais e implantação de novas câmaras frias em duas etapas, o que vai elevar o número de animais abatidos.

Atualmente são cerca 500 cabeças por dia e até o final deste ano a expectativa a chegar a 600. Para 2025 o objetivo é chegar a 900 animais abatidos diariamente. O anúncio foi feito à imprensa, nesta quinta-feira (15), pelo fundador e presidente do grupo, Nelson Bezerra.

Comandada pela direção da empresa, a celebração de aniversário contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora, Priscila Krause, secretários de Estado, deputados, Gabriel Porto e da prefeita do município, Sandra Paes, entre outras autoridades.

Para Porto, um dos principais articuladores da instalação do frigorífico em Canhotinho, o sonho de ver o interior do estado de desenvolver a partir da descentralização industrial é hoje é uma realidade que merece ser festejada.

“Desde 2019 mobilizamos nosso mandato para a viabilização do projeto que vem amplificando, cada vez mais, a cultura da industrialização no interior. Foi necessário muita articulação junto ao presidente Nelson Bezerra, a quem somos imensamente gratos”, disse.

De acordo com o deputado, foi construída também uma produtiva parceria com o então prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, para assegurar todas as condições necessárias à instalação do frigorífico. “Todos sabem da nossa luta. Tínhamos concorrentes de outras regiões e de outros estados, principalmente de Alagoas”, frisou.

Segundo Porto, o contexto visto hoje em Canhotinho comprova o potencial do mercado do interior e o quanto uma indústria do porte da Masterboi é capaz de transformar realidades. “O empreendimento está mudando a vida dos pernambucanos, principalmente no Agreste. E esta mudança passa pela geração de emprego e renda, pela expansão do agronegócio, melhoramento da genética dos rebanhos e o desenvolvimento do estado como um todo”, afirma.

Porto destacou que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico estão impactando todo o Agreste, com repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos.  A unidade recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão. “Grandes e pequenos pecuaristas passaram a ter um comprador certo e habilitado a oferecer preços atrativos. Ou seja, os produtores têm para quem vender os seus animais, com garantia de pagamento certo ”, afirmou.

A prefeita Sandra Paes ressaltou que a unidade da Masterboi em Canhotinho resultou da ousadia empreendedora de Nelson Bezerra e da união do trabalho de muitos, com destaque para a atuação de Álvaro e Felipe Porto.

“Este é também momento de comemorar a dedicação da nossa gente, que agarrou as oportunidades surgidas com a chegada do frigorífico que vem transformando realidades, gerando emprego, renda e movimentando toda a cadeia produtiva.
Como bem diz o slogan adotado pela Mesterboi, hoje é dia de celebrarmos a união, a força do nosso povo e a visão de um futuro melhor”, disse.

Segundo ela, a realidade vista hoje é, de fato, decorrência da união e também da força de trabalho que vem proporcionando crescimento e gerando esperança de um futuro mais promissor para o Agreste, para todo o estado de Pernambuco.

Inaugurada em agosto de 2022, a fábrica é resultado de um investimento de R$ 120 milhões e, quando estiver em operação plena, gerará 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A capacidade de abate é de 800 suínos e 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro. A unidade planeja a introduzir ainda caprinos e ovinos.

Com matriz no Recife, a Masterboi soma 24 anos de atuação e conta com frigoríficos nos estados do Pará (município de São Geraldo Araguaia) e Tocantins (Nova Olinda) e um centro de distribuição e processamento no Recife, empregando 2,7 mil pessoas. No total, o grupo conta com mais de 4 mil funcionários e exporta para mais de 110 países.

Nesse tempo de atividade, a empresa construiu uma história de sucesso em processamento e distribuição de alimentos, setores em que é referência nacional. No ano passado a Masterboi foi escolhida uma das corporações com melhor gestão no Brasil, na 2ª edição nacional do programa “Empresas com Melhor Gestão”, da Deloitte. A empresa foi avaliada em critérios como planejamento estratégico, boas práticas de ESG e capacidade de inovação tecnológica.

Fotos: Alexandre Aroeira

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *