Keko do Armazém lança propostas para a causa animal durante “Cãominhada”, no centro do Cabo
Evento marcou também o lançamento de propostas da vereadora Claucione dos Animais
O candidato da Coligação “União pelo Bem do Cabo”, Keko do Armazém, apresentou nesta sexta-feira (30) as propostas para a Causa Animal contempladas em seu plano de governo. O lançamento aconteceu durante o evento denominado “Cãominhada”, no centro da cidade. O ato marcou também a apresentação das propostas da candidata a vereadora pela Federação Brasil da Esperança – (PT/PC do B/PV), Claucione dos animais.
Na concentração, na Praça da Estação, dezenas de cuidadores levaram seus pets e foram conhecer de perto o que a gestão de Keko pretende fazer nos próximos quatro anos, em defesa dos animais. Antes de falar das propostas, o prefeito destacou os avanços conquistados no atual mandato, em relação aos cuidados com os animais.
A realização de quatro mil cirurgias de castração e mil animais que foram microchipados foram citados pelo prefeito. O prefeito também lembrou do processo licitatório que vai permitir a criação do Banco de Ração e da entrega de uma viatura para transportar animais, reduzindo os custos dos cuidadores, que precisam se deslocar com os pets para atendimento.
O prefeito do Cabo pretende ampliar o programa de castração em Ponte dos Carvalhos e construir uma casa de passagem para recuperação de animais. Outro compromisso com os cuidadores é a criação da UBS PET com atendimento gratuito e a realização de campanhas educativas de combate aos maus-tratos.
Segundo o prefeito, muitos avanços foram conquistados, mas ainda muita coisa precisa ser feita. Ele disse que o desafio de promover essa política pública é importante não só para o bem-estar animal, como também é uma questão de saúde. Keko disse ainda que o Cabo de Santo Agostinho, ao longo dos anos, nunca cuidou de seus animais. “Somos os pioneiros na política de proteção da causa animal no município. Melhoramos todos os indicadores sociais de nossa cidade e agora temos essa causa tão bela e tão nobre de cuidar de quem não fala. Só consegue que tem sensibilidade”, disse o prefeito.
Maria da Paz Fernandes, do Grupo Pata Amada, ong que atua há mais de 30 anos na causa animal, esteve presente a “Cãominhada”, que terminou no Palácio da Cultura, antiga sede da Prefeitura. “Antes não tínhamos o cuidado do poder público com os nossos animais. Hoje temos apoio e suporte. Estamos lutando pelo posto de saúde para atendimento de urgência dos animais e distribuição de medicamentos para os protetores de baixa renda, que não têm condições de comprar esses produtos”, disse Maria da Paz.
Participaram também do ato de lançamento das propostas para saúde animal, o vice-prefeito e candidato a reeleição, José de Arimatéia e o deputado estadual Jeferson Timóteo (Progressistas).