Ministério Público no TRE dá parecer pela ilegalidade da candidatura de Lula Cabral no Cabo de Santo Agostinho

Ministério Público no TRE dá parecer pela ilegalidade da candidatura de Lula Cabral no Cabo de Santo Agostinho

O Procurador Regional Eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, do Ministério Público Eleitoral com atuação no TRE-PE, decidiu pela inelegibilidade do deputado estadual Lula Cabral (Solidariedade). O MPE negou recurso do candidato da oposição no Cabo, que tentou reverter a sentença da 15ª Zona Eleitoral. A juíza Sílvia Maria de Lima Oliveira acolheu impugnações e indeferiu o pedido de registro de candidatura de Cabral.

O Procurador analisou de forma detalhada todos os argumentos dos advogados de Lula Cabral, bem como dos impugnantes e entendeu que a sentença da juíza deve ser completamente mantida, contrariando, inclusive, um parecer da representante do próprio Ministério Público que atua no 1º grau.

O Ministro Público aponta que o fato de Lula ter conseguido decisão favorável do TSE para concorrer a deputado estadual em 2020 não impede nova análise da Justiça Eleitoral, ja que está sendo julgado novo pedido de registro e as condições de elegibilidade devem ser novamente apreciadas. “A s causas de inelegibilidade e as condições de elegibilidade devem ser aferidas a cada eleição, sem que se possa falar em coisa julgada ou direito adquirido”, diz o parecer do Ministério Público no TRE.

Em seu parecer, o Procurador Regional Eleitoral fez questão de lembrar que em razão dos crimes cometidos, Lula Cabral responde processos na Justiça Federal. “Devido à gestão fraudulenta do Caboprev, o Ministério Público Federal denunciou o impugnado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira equiparada.”, diz outro trecho do parecer.

Para o Procurador, Lula Cabral está impedido de concorrer a qualquer cargo político até 2030 em razão de ter tido suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal do Cabo em razão de seu envolvimento com o desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

Decisão a baixo⤵️

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *