Antigo abatedouro público vira celeiro de oportunidades na periferia de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte

Antigo abatedouro público vira celeiro de oportunidades na periferia de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte

O antigo abatedouro público de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, virou um Nascedouro de Oportunidades na periferia do município. O local foi transformado pelo Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga (Cedili), e agora abriga o Projeto Comunidade Meu Lugar – Envelhecer Bem, que oferece atividades e serviços de cidadania para toda comunidade, em especial, os idosos. A inauguração aconteceu na última sexta (21).

O projeto conta com aulas de pilates, recreação e lazer, de terça a quinta-feira. O espaço agora conta com duas salas para multiuso e uma para atendimento psicossocial, uma cozinha, banheiros com acessibilidade, salão com palco e tela de cinema, onde serão realizadas oficinas sobre diversos temas.

A reforma contou com a mão de obra dos moradores. “Este espaço representa mudança. Uma mudança que não é apenas física, mas também na de futuro. O Nascedouro de Oportunidades foi criado para proporcionar às pessoas – desde os mais jovens até os idosos– uma chance de crescer, de aprender e de se transformar. Aqui, cada pessoa encontrará oportunidades para desenvolver habilidades, compartilhar conhecimentos e, principalmente, resgatar sonhos” disse Denise Soares, presidente do Cedili, instituição que tem a concessão do espaço.

“Estou muito feliz por participar desse momento tão importante para minha comunidade. O Cedili tem mudado a realidade de muitos aqui. Depois que comecei a participar desse projeto, minha vida é só alegria. Moro aqui faz 50 anos, e ver esse prédio se transformar desse jeito, é maravilhoso. Esse lugar agora é sinônimo de alegria e realizações” disse Maria José, de 72 anos, moradora da comunidade.

A obra teve o investimento de mais de R$100 mil. A iniciativa foi financiada pelo Fundo do Direito da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga, juntamente com as empresas parceiras Nubank, Brasilcap, Edenred, Ticket Serviços e Bayer Brasil. A empresa Zoom Social atuou com captadora de recursos.

SOBRE A ONG – O Cedili é uma instituição social sem fins lucrativos e desenvolve atividades socioeducativas para crianças, jovens adultos, adolescentes e idosos. O centro desenvolve um papel importante na reurbanização da comunidade do Matadouro, em Lagoa de Itaenga, com a participação da população e o financiamento de grandes empresas.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *