Juiz eleitoral determina retirada de vídeo com fake news de Camila Modesto apoiada pelo prefeito Raimundo Pimentel

Juiz eleitoral determina retirada de vídeo com fake news de Camila Modesto apoiada pelo prefeito Raimundo Pimentel

Na noite desta terça-feira (24), o juiz eleitoral Lucas Rodrigues de Souza decidiu que um vídeo postado pela candidata Camila Modesto (Podemos), apoiada pelo prefeito Raimundo Pimentel (PDT), seja removido imediatamente das redes sociais. O vídeo, publicado no dia 20 de setembro, acusava o candidato Evilásio Mateus (PDT) de ser “ladrão de carga” e fala sobre o apoio de João Campos (PSB) prefeito de Recife. A justiça eleitoral, no entanto, considerou a acusação falsa, caracterizando-a como fake news.

Além de Camila Modesto, a decisão atinge também o prefeito Raimundo Pimentel, a deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) e Tião do Gesso (PSB), todos envolvidos na divulgação do conteúdo. Caso o vídeo não seja retirado das plataformas da META, os quatro serão penalizados com uma multa diária no valor de R$ 1.000,00 até o cumprimento da ordem judicial.

A decisão faz parte de um esforço mais amplo da justiça eleitoral para coibir a disseminação de desinformação durante o período de campanha. Fake news prejudicam o processo democrático, e medidas como essa visam garantir uma disputa eleitoral mais justa e baseada em informações corretas, protegendo a integridade das eleições e a confiança dos eleitores.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *