Educação de Petrolina conquista prêmio Idepe entre cidades com mais de 100 mil habitantes

Educação de Petrolina conquista prêmio Idepe entre cidades com mais de 100 mil habitantes

Por mais um ano, de forma consecutiva, Petrolina consolida-se como referência em educação pública de qualidade. O município liderou o Índice de Desenvolvimento da Educação (idepe) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental entre cidades com mais de 100 mil habitantes. A premiação concedida pelo Governo do Estado reafirma o compromisso do município com a educação pública de qualidade.

O resultado foi celebrado pelo prefeito Simão Durando, destacando um avanço contínuo da cidade, que não só alcançou, mas superou as metas estabelecidas para 2023. Petrolina ocupa o topo da lista nos anos iniciais, com a nota de 5,8 e anos finais com 4,8. Com esses resultados, as escolas municipais de Petrolina, mais uma vez, aparecem na liderança em comparação a cidades como Recife, Olinda, Caruaru, Jaboatão.

Para o prefeito, esse desempenho é resultado de um modelo de gestão que alia investimento em infraestrutura escolar, formação continuada de professores e ações voltadas para o envolvimento da comunidade escolar.

“Cuidar do futuro é investir na educação. Por isso, desde o primeiro dia nossa dedicação ao ensino na rede municipal é uma prioridade. Mais uma vez, estar no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco é uma prova concreta do trabalho dedicado de nossos professores, alunos, da comunidade escolar e de todos que fazem a gestão municipal. Essa conquista mostra que os investimentos em infraestrutura, escolas em tempo integral e formação de qualidade estão dando frutos. É motivo de orgulho e também um estímulo para continuarmos avançando, garantindo que cada criança e jovem de Petrolina tenha acesso à melhor educação pública do estado”, destacou.

O Idepe é um índice criado pelo Governo do Estado para avaliar o ensino nas escolas públicas. O índice possibilita o planejamento de políticas públicas que visam a melhoria da educação. Para o cálculo anual do IDEPE, são considerados o fluxo escolar (taxa de aprovação), com base no Censo Escolar da Educação Básica, e o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *