SANTA FILOMENA VOLTA A RECEBER ÁGUA, APÓS RETIRADA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS
As ações de fiscalização na Adutora do Oeste têm resultado na melhoria da distribuição de água para a população no Sertão do Araripe. Em continuidade à operação para retirada de ligações clandestinas em trechos dessa tubulação, as equipes da Gerência de Produção do Sertão e da Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, com apoio da Polícia Militar, percorreram nas últimas semanas cerca de 90 quilômetros da adutora, no trecho entre os municípios de Ouricuri e Santa Filomena, e eliminaram aproximadamente 30 ligações irregulares. Com essa iniciativa, a Companhia conseguiu retomar o abastecimento em Santa Filomena, cidade que estava em situação de colapso no abastecimento desde agosto deste ano. O município agora está sendo abastecido com as águas do rio São Francisco.
A operação conseguiu retomar uma vazão de 5l/s de água que foi destinada ao município de Santa Filomena, que segue agora o esquema médio de três dias com água e seis dias sem. Foram retiradas ligações irregulares em pontos de abastecimento de carros-pipa clandestinos, imóveis, áreas de irrigação e estabelecimentos comerciais como fábricas, postos de combustíveis e lava jatos. “Desde o colapso do Açude do Governo, a população do município estava completamente desabastecida. Com a intensificação das fiscalizações na Adutora do Oeste, conseguimos eliminar uma quantidade significativa de clandestinos e destinar essa água recuperada para voltar a abastecer cerca de 12 mil pessoas na cidade”, explicou o diretor Regional do Sertão, Guilherme Freire.
Após a retirada das ligações irregulares no trecho da Adutora do Oeste, equipes de manutenção da Compesa iniciaram uma série de ajustes operacionais nas redes de abastecimento e na Estação de Tratamento de Água Santa Filomena. A unidade continua recebendo ações de manutenção e adequação, uma vez que ficou fora de operação desde o colapso na cidade. A operação ainda resultou na melhoria do abastecimento na zona rural de municípios como Ouricuri, Parnamirim e Santa Cruz da Venerada.
Operações policiais com o objetivo de retirar ligações clandestinas estão sendo executadas em todas as regiões do estado desde o ano passado e foram intensificadas pela empresa a partir da criação da Coordenação de Segurança Patrimonial. “Os furtos de água têm causado transtornos especialmente nos municípios já bastantes castigados pela escassez hídrica. Nossas equipes estão empenhadas e contam com o apoio fundamental da polícia para dar continuidade às operações de fiscalização e retirada de ligações clandestinas que tanto prejudicam a população”, pontuou o diretor Regional do Sertão, Guilherme Freire.