Mulheres de Agrestina podem fazer implante gratuito do DIU


O método contraceptivo está disponível para todas as mulheres com idade a partir dos 18 anos

No mês de agosto, muitos temas relativos as lutas femininas são discutidos pelo Brasil afora. As discussões são alavancadas principalmente pelo Dia Estadual da “Lei Maria da Penha”, que é o dia 7 de agosto, e pelo Dia Internacional da Igualdade da Mulher, que é o dia 26 de agosto, e trazem à tona as dificuldades e barreiras que as mulheres enfrentam em todas as esferas sociais. E também evidenciam que ainda existe muita resistência ao direito das mulheres de poderem decidir sobre os seus próprios corpos.

Em Agrestina, as mulheres passam por um momento de valorização e reconhecimento, tanto de sua importância para a construção de uma sociedade mais produtiva e igualitária quanto de seu direito a autonomia e poder sobre o próprio corpo e projeto de vida. Assim, o implante gratuito do DIU chegou ao município para somar ao leque de ações voltadas para a valorização da mulher agrestinense.

Todas as mulheres, com idade a partir dos 18 anos e com vida sexual ativa, podem realizar o implante do DIU. Para isso, é necessário apenas ir até o postinho de saúde mais próximo, portando os documentos pessoais e comprovante de residência, e dizer que quer receber o implante do DIU. A mulher vai passar por uma avaliação médica e receber a indicação do melhor tipo do dispositivo para o seu caso.

É preciso deixar claro que, em Agrestina, a mulher decide por ela mesma se quer ou não fazer o implante do DIU!
A gente sabe que muitas dúvidas passam pela cabeça de uma mulher na hora de escolher que método contraceptivo ela deve usar. Então, já adiantamos algumas respostas:

O DIU pode falhar?
A taxa de falha é pequena: para quem utiliza o Kyleena, ela é de 2 em 1.000, para o Mirena é de 1 em 1.000, e DIU de cobre, de 5 a 10 a cada 1.000 em um ano, entre as mulheres que utilizam o método corretamente.

Quem nunca engravidou pode utilizar o DIU?
Sim, mulheres que nunca engravidaram, podem utilizar tanto o DIU hormonal quanto o não hormonal, pois dados na literatura não observaram diferença significativa de expulsão do DIU por idade e história de partos.

Quando o DIU pode ser inserido?
Em qualquer momento do ciclo menstrual. Ou seja, quando a mulher quiser.

Quais são os tipos de DIU que a Saúde de Agrestina oferece?
Estão disponíveis o DIU de cobre e o Mirena. E a decisão de qual é melhor para cada caso, será tomada pela mulher em conjunto com o profissional de saúde que realizar a avaliação dela.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *