Pernambuco cresce no turismo e movimentação aérea no primeiro trimestre de 2025

Entre 2019 e 2025, Pernambuco registrou alta de 5,4% no volume de atividades turísticas e um salto de 53,8% na receita nominal do setor.
Recife, 29 de abril de 2025 – O turismo em Pernambuco registrou novos avanços nos primeiros meses de 2025. De janeiro a março, o Aeroporto Internacional dos Guararapes movimentou 2.483.794 passageiros, número que representa um crescimento de 3,34% em relação ao mesmo período de 2024 e de 8,87% na comparação com 2019, ano anterior à pandemia. O desempenho confirma a força de Pernambuco como destino estratégico para viajantes nacionais e internacionais. Caso a média de movimentação permaneça, a tendência é ultrapassar a marca de 10 milhões de passageiros no fim de 2025.
Para o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, os resultados refletem o trabalho estratégico do Governo do Estado. “O crescimento contínuo da movimentação de passageiros no Aeroporto dos Guararapes reforça que Pernambuco está cada vez mais forte no cenário turístico nacional e internacional. A governadora Raquel Lyra e toda a equipe do governo estão trabalhando muito, com ações estratégicas de promoção, além do enorme aporte de investimentos em infraestrutura, tornando o nosso Estado mais competitivo e acolhedor para quem nos visita”, afirmou.
O Aeroporto dos Guararapes mantém a liderança regional em movimentação de passageiros. No primeiro trimestre de 2025, o terminal registrou 452.928 passageiros a mais que o Aeroporto de Salvador, consolidando a capital pernambucana como principal hub aéreo do Nordeste.
Maniçoba ressaltou, ainda, que a meta é ampliar o ritmo de crescimento. “Vamos seguir avançando, ampliando parcerias, atraindo novos voos, e promovendo todo o nosso potencial no turismo. Vamos conectar ainda mais Pernambuco ao Brasil e ao mundo”, completou.
Pesquisa Mensal de Serviços
De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o estado também apresentou resultados positivos nas atividades turísticas: entre janeiro e fevereiro deste ano, houve um crescimento de 1,2% no volume de serviços turísticos em comparação ao mês anterior. No mesmo intervalo – no acumulado de janeiro a fevereiro -, a receita nominal do setor cresceu 7,8% em relação a 2024. Entre 2019 e 2025, Pernambuco registrou alta de 5,4% no volume de atividades turísticas e um salto de 53,8% na receita nominal do setor.