Prefeitura de Juazeiro firma parceria com Sebrae e Banco do Nordeste para impulsionar o empreendedorismo local

Prefeitura de Juazeiro firma parceria com Sebrae e Banco do Nordeste para impulsionar o empreendedorismo local

Em uma iniciativa estratégica para fortalecer o desenvolvimento econômico e estimular os pequenos negócios em Juazeiro, o prefeito Andrei Gonçalves assinou, nesta terça-feira (29), na Câmara de Vereadores, dois importantes acordos de cooperação: o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e o Termo de Cooperação com o Banco do Nordeste, para oferta de microcrédito a empreendedores locais.

Para o prefeito Andrei, os acordos representam mais do que parcerias institucionais — são compromissos com o futuro do município. “Hoje damos mais um passo importante na direção de uma Juazeiro que apoia quem empreende, que acredita no potencial da sua gente e que quer crescer com responsabilidade e inclusão. Vamos fortalecer os pequenos negócios, dinamizar nossa economia e criar oportunidades reais para quem quer trabalhar e gerar renda”, afirmou o gestor.

A adesão ao Cidade Empreendedora marca um novo momento para o desenvolvimento de Juazeiro, com foco em ações estruturadas e sustentáveis voltadas para a economia. De acordo com o gerente do Sebrae de Juazeiro, Carlos Cointeiro, o programa é uma estratégia de políticas públicas que apoia os gestores municipais na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios. “O programa parte da premissa que as atividades empreendedoras produzem efeitos positivos nos níveis de renda e riqueza dos municípios e, portanto, devem ser estimuladas por meio de mecanismos próprios do setor público que favoreçam a qualidade do ambiente de negócios”, explicou Carlos durante a solenidade.

Com cinco eixos de atuação — Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, e Gestão Municipal — o programa visa transformar o ecossistema local de empreendedorismo, tornando-o mais competitivo e inclusivo.

O prefeito Andrei também assinou o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Banco do Nordeste, que irá viabilizar o acesso a linhas de microcrédito voltadas para pequenos empreendedores, como o programa Crediamigo. A iniciativa tem como objetivo facilitar o financiamento de atividades produtivas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e econômico de Juazeiro. “Banco do Nordeste, através do programa de microcrédito visa chegar as pessoas que tem pequenos negócios, e oferecer crédito produtivo e orientado para que elas cresçam, se desenvolvam e venham se tornar empresas formalizadas na nossa cidade. O Crediamigo é maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul, e nós estamos aqui para apoiar os pequenos negócios do nosso município”, afirmou a gerente da Agência Escritório Crediamigo, Carla Guimarães.

Com a adesão ao programa, o município passará a desenvolver ações empreendedoras por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), que serão submetidas a indicadores de desempenho para mensurar os avanços em eixos como gestão municipal, Sala do Empreendedor, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, entre outros. O diretor da ADEER, Walterson Gomes, comemorou as parcerias com o Sebrae e Banco do Nordeste. “Estamos confiantes estes compromissos firmados, e vamos juntos oferecer suporte técnico aos microempreendedores de Juazeiro e, com isso, ampliar as oportunidades de crescimento”, finalizou.

Estavam presentes também na solenidade o vice-prefeito, Tiano Félix, o diretor o presidente da Câmara de Vereadores, Mitu do Sindicat, vereadores da base aliada, o gerente do banco do Nordeste, HugoTarciano, representantes do ACIAJ, da CDL, SESI, SENAI, SENAR, empresários e lideranças comunitárias.

Manu Lustosa
Ascom/PMJ

Fotos: Ailton Nery

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *