Enfermeiro pernambucano, Paulo Willian, lançará livro pioneiro sobre protocolos de emergência para áreas remotas no Brasil

Enfermeiro pernambucano, Paulo Willian, lançará livro pioneiro sobre protocolos de emergência para áreas remotas no Brasil

O enfermeiro pernambucano, Paulo Willian, lançará livro pioneiro que traz protocolos de emergência para áreas remotas do Brasil. Intitulada, “Medicina de Emergência em Áreas Remotas — Um Guia Prático”, pela Editora Dialética, é a primeira obra em língua portuguesa dedicada exclusivamente ao atendimento de emergências em regiões isoladas, ambientes inóspitos e locais de difícil acesso no Brasil e no mundo.

Com lançamento previsto para o mês de setembro, o título será distribuído em mais de 50 países e apresenta conteúdo técnico fundamentado nos protocolos da Wilderness Medical Society (EUA), além de orientações práticas adaptadas à realidade brasileira, incluindo áreas amazônicas, ribeirinhas, sertão e regiões de mata fechada.

O livro reúne técnicas, protocolos e reflexões práticas sobre atendimento pré-hospitalar em ambientes extremos com enfoque adaptado aos biomas brasileiros. Além disso, apresenta estratégias de sobrevivência e organização de recursos escassos, técnicas de avaliação primária e secundária em locais sem suporte avançado e protocolos clínicos de manejo de paciente em campo.

“A publicação nasce da necessidade de preparar equipes médicas, voluntários e praticantes de atividades outdoor para enfrentar cenários onde cada minuto é vital e os recursos são limitados”, afirmou Paulo. O livro estará disponível em versão impressa e digital, com vendas pelas principais plataformas internacionais e livrarias no Brasil. Haverá eventos de lançamento, palestras e treinamentos vinculados à obra.

SOBRE O AUTOR — Paulo Willian é enfermeiro especialista em Urgência e Emergência, com formação em Medicina de Áreas Remotas. Também é docente em cursos de pós-graduação, instrutor condecorado pelo Exército Brasileiro e membro da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *