A pedido de Romero Albuquerque, governo retira animais ‘esquecidos’ na Penitenciária Barreto Campelo
Após cobranças do deputado estadual Romero Albuquerque (UB), animais que permaneceram abandonados na antiga Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, começaram a ser resgatados nesta semana. Desde a desativação da unidade, em abril, protetores de animais e o parlamentar vinham denunciando a presença de cães e gatos em situação de risco no local, que entrou em processo de demolição sem qualquer plano oficial de manejo. Até o último dia 20 de setembro, ainda estavam no local 12 cães adultos, 5 filhotes e 9 gatos, todos em situação de risco diante dos escombros e do abandono.
“O resgate dos animais na Barreto Campelo só aconteceu depois de muita pressão. Foi tardio e expôs, mais uma vez, a falta de planejamento do governo. No Pamfa, a situação continua ainda mais grave: os cães seguem dependendo da boa vontade de servidores para não morrer de fome. Isso é abandono, isso é crime ambiental, e não podemos aceitar que o Estado trate vidas dessa forma”, afirmou Romero Albuquerque.
O deputado estadual Romero Albuquerque já havia protocolado, em abril, um pedido formal de informações à Secretaria de Administração Penitenciária sobre o destino dos animais. Em setembro, apresentou um novo requerimento, mas, desta vez, não obteve qualquer resposta do governo.
