Com articulação do prefeito Andrei, BNDES escolhe Juazeiro para apresentar ao setor produtivo as ações do Plano Brasil Soberano

Com articulação do prefeito Andrei, BNDES escolhe Juazeiro para apresentar ao setor produtivo as ações do Plano Brasil Soberano

O prefeito Andrei Gonçalves participou de um importante encontro promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Prefeitura de Juazeiro, nesta terça-feira (14), no auditório do Rapport Hotel. O evento reuniu representantes do setor produtivo, autoridades municipais e lideranças regionais para apresentar um conjunto de medidas para mitigar os impactos econômicos da elevação unilateral, em até 50%, das tarifas de importação sobre produtos brasileiros anunciadas pelo governo norte-americano em julho deste ano.

Ao lado do vice-prefeito Tiano Félix e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tércio Ramos, o prefeito destacou a articulação feita junto ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que resultou na decisão de levar esses encontros às principais cidades exportadoras do país. “Nessa reunião foi definido que Juazeiro e o Vale do São Francisco seria a primeira região a receber esse encontro para apresentar o Plano Brasil Soberano e mostrar como o BNDES pode oferecer soluções concretas para apoiar produtores e empresas locais para proteger a nossa economia”, afirmou o gestor municipal.

Durante o encontro, a equipe técnica apresentou um conjunto de medidas criadas pelo Governo Federal para apoiar empresas brasileiras afetadas pela elevação das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos. O BNDES será o responsável por operar as linhas de crédito do programa, que tem como objetivo preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e garantir a continuidade do desenvolvimento econômico nacional.

As medidas direcionam R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito com taxas acessíveis, além de ampliar as linhas de financiamento às exportações; prorrogar a suspensão de tributos para empresas exportadoras; aumentar o percentual de restituição de tributos federais, via Reintegra; e facilitar a compra de gêneros alimentícios por órgãos públicos.

O presidente da Aciaj Juazeiro, George Falcão, parabenizou o prefeito Andrei por ter articulado este evento na região. “Estamos unidos com o poder público para reforçar o nosso compromisso em apoiar o setor produtivo de Juazeiro e garantir que os empreendedores tenham acesso a informações estratégicas e oportunidades de financiamento que possam mitigar os impactos econômicos do tarifaço e fortalecer a atividade exportadora local”, afirmou.

O produtor de frutas, Carlos Silva, também ressaltou a importância do encontro. “Essas medidas chegam em boa hora. Quem trabalha com exportação de manga e uva sabe o quanto as novas tarifas afetam nossos custos. Ter o apoio do BNDES e da Prefeitura, trazendo informações e crédito acessível, é fundamental para mantermos a competitividade e garantir emprego para milhares de famílias da região”, finalizou o produtor.

Manu Lustosa
Ascom / Prefeito Andrei

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *