Cabo: Secretaria de Saúde capacita agentes comunitários para o atendimento a mulher

A Secretaria da Saúde, promoveu nesta quinta-feira (21) um encontro com os agentes comunitários de saúde (ACS) para melhorar o atendimento às mulheres, com foco nos problemas gerados pelo câncer de mama. Esse foi o quarto encontro, dentro de uma programação prévia do que vai acontecer durante o Outubro Rosa, mês do movimento de conscientização para o controle da doença.

Segundo a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, o objetivo é levar mais qualidade de vida para as mulheres. “Nós estamos capacitando nossos profissionais da atenção primária na questão do atendimento humanizado às mulheres e vamos aproveitar esse momento que a mulher é recebida pelos nossos profissionais de saúde para dialogar sobre políticas de acolhimento à mulher que passa por situação de violência”, disse.

Como convidadas, estiveram presentes a secretária Walkiria Alves, assessora Larissa Farias e a coordenadora de ações preventivas e educativas, Edivania Acioli.

A Secretaria da Mulher e os centros de referências do Cabo de Santo Agostinho atuam no atendimento à mulher que passam por a violência de gênero e a violência doméstica. Após a capacitação, os agentes de saúde vão poder tratar os casos com maior eficiência.

“O trabalho integrado é muito importante. No contexto doméstico, esses profissionais vão lidar com situações em que a mulher sofre violência ou desde o momento em que é diagnosticada com câncer. No contexto doméstico, isso se agrava, quando o marido abandona e a desconhece como mulher. A prefeitura vem atuar também nesse suporte”, afirmou a secretária da mulher, Walkiria Alves.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *