Prefeito de Juazeiro participa do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, em Salvador
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou nesta quarta-feira (5) da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, realizada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. O evento, que integra a Temporada França–Brasil, contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do prefeito de Salvador, Bruno Reis, além de representantes das embaixadas dos países envolvidos.
Com programação até sábado (8), o festival propõe reflexões sobre justiça territorial, igualdade de gênero, inclusão social e culturas afrodescendentes, reunindo artistas, pesquisadores e autoridades para discutir temas comuns à realidade brasileira, francesa e africana. A iniciativa reforça a cooperação bilateral em torno da cultura, da diversidade e da sustentabilidade, em celebração aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França.
Durante o encontro, o presidente francês Emmanuel Macron destacou a importância do diálogo entre os três continentes. “A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para aumentar essa relação e mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou. Emocionado com o acolhimento baiano, Macron agradeceu ao público: “É um privilégio sentir esse calor, esse acolhimento. Eu não tenho palavras para exprimir o meu sentimento de tão bem que fui recebido aqui hoje”. O líder francês ainda salientou a iniciativa conjunta com o presidente Lula para consolidar uma “reinvenção das relações entre os países com a temporada cruzada”.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o significado histórico da presença de Macron no MAM. “Foi por aqui que os escravos chegaram. Foi por aqui que nós construímos a nossa relação com a África. E hoje a gente volta aqui para promover o encontro da juventude”, afirmou.
O prefeito Andrei também participou pela manhã da mesa temática sobre ‘territórios multiculturais como laboratórios de justiça climática’, onde destacou o papel do município na construção de políticas sustentáveis para o semiárido.
“O Festival é uma oportunidade única de diálogo e aprendizado. Estar aqui, ao lado de lideranças mundiais, como o presidente Emmanuel Macron, e de representantes da cultura brasileira e africana, reforça a importância de olharmos para o futuro de forma integrada, valorizando nossas raízes e respeitando nossas diferenças. Este encontro mostra que sustentabilidade, diversidade e cultura caminham juntas na construção de um mundo mais justo. Juazeiro tem buscado ser parte ativa dessa transformação, conectando o desenvolvimento local com as pautas globais que impactam o clima, a economia e a vida das pessoas”, afirmou.
Organizado pelo Institut Français e pela Embaixada da França no Brasil, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo da Bahia, o Festival Nosso Futuro reafirma o papel da cultura como ponte entre povos e instrumento de transformação social, conectando histórias e visões que inspiram novos caminhos para o desenvolvimento humano e ambiental.
Manu Lustosa
Ascom / prefeito Andrei
