Prefeito de Juazeiro prestigia abertura da Feira Territorial de Economia Solidária e destaca valorização dos empreendedores do Sertão do São Francisco
A Orla II de Juazeiro se transformou, nesta sexta-feira (7), em um espaço de cores, sabores e cultura com a abertura da Feira Territorial de Economia Solidária do Sertão do São Francisco. O evento é uma iniciativa do Cesol Sertão do São Francisco, através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Juazeiro.
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves participou da abertura da feira, visitou os estandes, conversou com os empreendedores e adquiriu produtos de diversos municípios. Ele destacou a importância da economia solidária para o desenvolvimento regional. “É uma alegria ver de perto a qualidade dos produtos feitos por mãos que representam a essência do nosso Sertão. Cada doce, cada peça de artesanato carrega história, talento e dedicação. Apoiar e fortalecer esses empreendedores é investir na autonomia econômica das famílias e na valorização da nossa cultura. Juazeiro tem se consolidado como uma cidade de grandes eventos, que movimentam a economia e fortalecem o sentimento de pertencimento do nosso povo”, afirmou o prefeito.
Reunindo uma diversidade de empreendimentos e produtos dos 10 municípios do território, a feira destaca a força produtiva e criativa da região com doces, geleias, queijos de cabra, licores, sequilhos, mel, artesanato e muito mais. Além da exposição e comercialização, o público pode desfrutar de apresentações musicais, atrações culturais e uma praça de alimentação com comidas típicas e experiências gastronômicas. O primeiro dia contou com os shows de Silas França e Alan Cleber.
Para a empreendedor Márcio Irivan, produtor de ovos de Cacimba do Silva, Distrito de Itamotinga – Juazeiro, a feira é uma oportunidade de divulgar os produtos e fazer contatos. “Aqui a gente mostra o que o nosso território tem de melhor. Além das vendas, o mais importante é o reconhecimento. Quando o prefeito, autoridades e as população vêm aqui e compram da gente, isso mostra que os nossos produtos têm qualidade e são valorizados”, disse.
O visitante Carlos Nascimento, morador de Curaçá, elogiou a organização e a variedade de produtos da feira. “É um evento que enche os olhos. A gente passeia, conhece novos sabores, apoia quem produz e ainda se diverte com os shows musicais. Juazeiro está de parabéns e cheia de boas iniciativas como essa. Participei da Juá Literária e agora voltei para prestigiar esse evento”, afirmou.
A Economia Solidária é um modelo de produção e distribuição baseado na cooperação, autogestão, solidariedade e respeito ao meio ambiente. No Brasil, o setor movimenta mais de R$ 12 bilhões por ano, segundo dados da Agenda Institucional do Cooperativismo. “A ADESBA acredita na força transformadora da economia solidária. Quando fortalecemos essas iniciativas, estamos investindo em autonomia, inclusão e dignidade. A feira é mais do que um espaço de vendas — é um encontro de saberes e trocas”, afirma Romário Meira, presidente da ADESBA.
A Feira Territorial de Economia Solidária do Sertão do São Francisco segue até este sábado (8), com uma programação que celebra o talento, a sustentabilidade e a cultura, com os shows do Afoxé Filhos de Zaze e Mádara e Banda.
Manu Lustosa
Ascom / prefeito Andrei
Fotos: Guilherme Domingues
