SETUR-PE celebra projeto para melhorias no Aeroporto do Recife

SETUR-PE celebra projeto para melhorias no Aeroporto do Recife

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, reuniu-se com a diretoria da Aena Brasil para discutir detalhes plano de investimento e desenvolvimento imobiliário que transformará o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre em uma “aerotrópole” (cidade aeroportuária), conceito já consolidado em cidades como Madri, Barcelona e Miami.

O encontro, realizado na sede da Aena Recife, no bairro de Boa Viagem, contou com a presença de Diego Moretti, diretor do Aeroporto do Recife, e de Joaquín Rodríguez, Diretor-Geral da Aena Brasil.

Eles ainda discutiram sobre a ampliação da malha aérea e a infraestrutura do aeroporto, que ganha ainda mais relevância com a proximidade da conferência de SLOTS, um evento importante para o setor aéreo, que acontecerá no Recife entre os dias 21 e 23 de janeiro.

“Avançamos em novos compromissos e estratégias para fortalecer ainda mais o turismo pernambucano”, declarou Kaio Maniçoba após a reunião.

Plano de Desenvolvimento Imobiliário: Inovação Urbana e Geração de Empregos

O plano de desenvolvimento imobiliário visa requalificar áreas subutilizadas e não operacionais do aeroporto, convertendo 543 mil m² de área disponível em ambientes dinâmicos e multifuncionais. O projeto prevê investimentos estimados em R$ 580 milhões, a serem realizados por operadores logísticos e imobiliários parceiros.

O foco principal é na construção de centros logísticos, comércio, hotelaria e outros serviços, com a expectativa de gerar 15 mil empregos diretos e indiretos. A proposta busca não apenas ampliar a oferta de serviços para passageiros e moradores, mas também fomentar a economia local e melhorar a infraestrutura, sempre respeitando o plano diretor municipal e adotando práticas sustentáveis.

Intermodal e a Recuperação do Patrimônio

Entre as novidades está a criação de um novo espaço de múltiplos usos e convivência, o “Intermodal”, que receberá um investimento inicial de aproximadamente R$ 60 milhões. Previsto para ter suas obras iniciadas no segundo trimestre de 2026, com conclusão até o fim de 2027, o projeto garantirá um fluxo viário mais eficiente e confortável para os usuários, concentrando serviços de transporte por aplicativos, vans e ônibus de turismo.

O Intermodal também abrigará lojas, cafés e espaços culturais, incluindo uma exposição permanente de obras de arte murais de Lula Cardoso Ayres.

Em um movimento de valorização do patrimônio cultural, a Praça Salgado Filho será totalmente recuperada e restaurada conforme o projeto paisagístico original de Burle Marx, sendo integrada ao antigo terminal de passageiros, que também será convertido em um espaço de múltiplos usos.

*Com informações complementares da Aena


SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO

Jairo Lima
Superintendente de Comunicação
(81) 3182.8371 – (81) 982851004
Foto: Arthur Marrocos

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *