Jaboatão receberá a primeira Casa das Juventudes do município
Com cofinanciamento estadual previsto a partir de 2026, equipamento funcionará no antigo prédio do SENAI e ampliará oportunidades para milhares de jovens jaboatonenses
Jaboatão dos Guararapes deu, nesta quinta-feira (11), um passo importante na ampliação das políticas públicas voltadas às juventudes. No Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a governadora Raquel Lyra assinou convênios com 50 municípios aptos a integrar o Programa Casa das Juventudes e Jaboatão está entre os contemplados, passando a receber a primeira unidade municipal, que será instalada em duas salas no antigo prédio do SENAI, no Centro, onde hoje funciona o Centro Municipal de Formação.
O prefeito Mano Medeiros, participou da solenidade e destacou o impacto concreto que o novo espaço terá na vida dos jovens do município. “Toda a ação voltada para a educação e formação dos nossos jovens é muito bem-vinda, e a governadora, com sua sensibilidade, entende a importância de implantar espaços que possam prover cidadania para esse público. Jaboatão possui um número grande de jovens e muitos, ao terminar os estudos, ficam sem um direcionamento profissional. Por isso, a gestão tem atuado forte na qualificação, oferecendo diferentes cursos de formação. Essa nova Casa das Juventudes que Jaboatão recebe do Governo de Pernambuco chega para se somar a essas ações e fortalecer ainda mais essa política social que desenvolvemos para a nossa juventude”, afirmou Mano Medeiros.
A governadora Raquel Lyra reforçou o caráter estratégico do investimento. “Quero agradecer aos prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e secretários que acreditam na força das políticas públicas e caminham conosco. Estamos celebrando três anos de governo, sustentados pelo apoio incansável da Assembleia Legislativa, que tem permitido a realização de investimentos e operações de crédito fundamentais para ampliar as ações em todo o Estado. Recriamos a secretaria voltada para a juventude justamente para olhar nossos jovens de forma integral, garantindo saúde, educação, cultura e esporte. A Casa das Juventudes será um espaço de referência e fomento, onde eles poderão criar caminhos, sonhar e construir seus projetos de vida. Acredito profundamente nessa geração, que é mais engajada, mais conectada com sustentabilidade, nova economia e inovação. Nosso papel é abrir portas e permitir que eles construam o futuro que desejam, livres de amarras partidárias e cheios de oportunidades”, declarou.
Com população estimada pelo IBGE em cerca de 684 mil habitantes em 2025, Jaboatão é o segundo município mais populoso de Pernambuco. Uma fatia expressiva desse total é composta por jovens entre 15 e 29 anos, público que encontrará na Casa das Juventudes um espaço qualificado de convivência, aprendizagem, construção de projetos de vida, acesso a cursos, atividades culturais, esportivas e ações cidadãs.
O Programa Casa das Juventudes é uma política pública institucionalizada pela Lei Estadual nº 14.577/2011 e representa, segundo o Governo de Pernambuco, a maior retomada de investimentos da última década na área da Juventude. Executado pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), o programa garante kits completos de equipagem para os municípios conveniados, incluindo cinco computadores, impressora, mobiliário, TV Smart e equipamentos de som e produção de áudio.
A etapa assinada nesta quinta-feira (11) marca o início de um ciclo de corresponsabilidade entre Estado e municípios. Depois de 12 meses de implementação e execução das atividades, as cidades passarão a ter acesso ao cofinanciamento estadual, previsto para começar em 2026, mediante comprovação da continuidade das ações e do pleno funcionamento dos espaços.
Para aderir ao programa, os municípios precisam possuir Conselho Municipal de Juventude formalmente instituído, indicar gestor responsável pelas políticas da área e garantir espaço físico adequado para o funcionamento do equipamento, critérios integralmente atendidos por Jaboatão.
Com a nova Casa das Juventudes, o município reforça sua rede de acolhimento e oportunidades, fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando a presença do poder público na vida de milhares de jovens jaboatonenses.
