Pernambuco é o Estado mais inovador do Nordeste afirma Lucas Ramos
Índice de Inovação dos Estados, elaborado pela FIEC, mostra que o investimento público em CT&I, a intensidade tecnológica da economia pernambucana e o capital humano, dentre outros indicadores, são elevados o suficiente para fazer com que Pernambuco seja também um dos 10 Estados mais inovadores do País.
Pernambuco é o Estado mais inovador do Nordeste e está entre os 10 mais inovadores do Brasil. A terceira edição do Índice de Inovação dos Estados, publicação do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), destaca o alto grau de maturidade do ecossistema de inovação pernambucano.
“Um resultado direto das políticas de vanguarda que estamos desenvolvendo e executando na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da ampla sinergia com os setores produtivos e academia. É o reconhecimento técnico de que estamos no caminho certo, gerando oportunidades e garantindo que todo o Estado, do Sertão ao Cais, seja contemplado nas ações de formação nas habilidades de futuro, pesquisa científica, consolidação da cultura inovadora e desenvolvimento de novas tecnologias”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos.
O Índice de Inovação avalia o investimento Público em CT&I, o capital humano (cursos e estudantes de graduação e pós-graduação), inserção de mestres e doutores, instituições, infraestrutura e ações de cooperação. Avalia também a competitividade global, intensidade tecnológica, propriedade intelectual, produção científica e empreendedorismo.
Na comparação com os resultados do ano passado, Pernambuco manteve seu protagonismo regional e a posição no ranking nacional.
Além de se aprofundar no desempenho de cada ente da Federação, o Índice de Inovação dos Estados fornece mais insumos para os gestores trabalharem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e para a inovação.