Empoderamento feminino e participação das mulheres na política é tema de encontro do MDB Pernambuco

Segunda edição do seminário “Mulher Mais Política”, realizada na manhã de hoje (17), reuniu cerca de 100 pessoas entre prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças da sigla

Com objetivo de incentivar e fortalecer a participação feminina na vida pública, o MDB Pernambuco realizou, na manhã de hoje (17), a segunda edição do seminário “Mulher Mais Política”, no bairro da Boa Vista, Recife.

Sob a liderança da presidente do núcleo de mulheres emedebistas, Miriam Lacerda, o encontro reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças da sigla, para discutir sobre temas como empoderamento e atuação das mulheres na política partidária, e impulsionar candidaturas femininas nos próximos pleitos eleitorais.

Com agenda de votações em Brasília, o presidente estadual do MDB de Pernambuco, deputado federal Raul Henry, fez questão de participar, ainda que remotamente, e enviou um vídeo que abriu o evento, falando sobre a participação das mulheres na política e o papel do partido nesse cenário.

“Que possamos desenvolver, cada vez mais, a consciência que é importante ampliar a participação da mulher na política e nos postos de comando da sociedade brasileira. O MDB, inclusive, está dando sua contribuição porque é o único partido que está lançando uma candidata mulher à presidente da República no próximo ano, que é a senadora Simone Tebet (MDB-MS)”, afirmou.

Em seguida, o secretário geral do MDB-PE, Bruno Lisboa, deu as boas-vindas ao público presente e citou figuras expressivas da política de Pernambuco como Cristina Tavares, Maria Amélia de Queirós, Adalgisa Cavalcante e as Mulheres de Tejucupapo.

Miriam Lacerda, por sua vez, destacou a importância do seminário como meio para fortalecer a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres. “Essa é uma iniciativa muito importante porque nos possibilita trocar informações e experiências que serão de grande valia para o nosso empoderamento nas políticas públicas”, explicou.

Conferencista convidada pela direção do evento, a consultora do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane da Silva, falou sobre “Mulheres, democracia e políticas públicas”, e destacou que apenas 11,8% dos municípios brasileiros são governados por mulheres e conclamou: “não há democracia sem equilíbrio”.

A cientista política e advogada especialista em Direito Eleitoral, Gabriela Rollemberg, que também é cofundadora do projeto “Quero Você Eleita”, foi a segunda palestrante do evento. Em seu painel “Empoderamento e participação das mulheres nas eleições”, ela destacou que há pautas que precisam unir as mulheres e que a inovação política passa justamente por esse entendimento. “Precisamos compreender que nós somos tecedoras de um grande tecido social; trabalhamos em rede, de forma circular, e essa é a grande diferença do exercer o poder feminino”, defendeu. Após as palestras, foi aberto um debate com ampla participação das mulheres.

Entre as presenças, a prefeita  e a vice-prefeita de Itambé, Dona Graça Carrazzoni e Janete Lima; a vereadora de Toritama, Carol Gonçalves; a ex-prefeita de Vertente do Lério, Welita Sales, e a vereadora Dona Ina; a ex-vereadora Vera Lopes; a primeira suplente de vereador pelo MDB Recife, Priscila Ferraz; a líder do MDB em Carpina, Marta Guerra; ex-prefeita de Barra de Guabiraba, Valéria Lima, entre outras.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *