Eriberto destaca papel social da Defensoria Pública e anuncia parceria da Alepe com a entidade
A TV Alepe disponibilizará espaço para que o órgão produza material sobre os direitos do cidadão e divulgue os serviços oferecidos gratuitamente à população
No Dia Nacional da Defensoria Pública, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), participou, nesta quarta-feira (19), da cerimônia de posse de seis novos defensores públicos do Estado. Durante a solenidade, ele recebeu da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) a Medalha Eduardo Campos 2020, concedida a personalidades do Estado que tenham contribuído para o trabalho da entidade.
Em seu discurso, o presidente da Alepe agradeceu a homenagem, ressaltou que – ao lado dos demais deputados e deputadas da Casa de Joaquim Nabuco – sempre buscou fortalecer as ações da Defensoria Pública e destacou a função social da entidade, especialmente na promoção da inclusão social. “A Defensoria Pública é guardiã dos direitos da população, principalmente das pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade e precisam dos serviços jurídicos gratuitos. Tem um papel fundamental. A Alepe se sente muito feliz em fazer parcerias com a Defensoria Pública. Com isso a gente também presta mais serviços à população”.
Depois de parabenizar os novos defensores públicos, Eriberto aproveitou o discurso para a anunciar a nova parceria entre o Poder Legislativo estadual e a Defensoria Pública de Pernambuco: a abertura, em breve, de um espaço na grade de programação da TV Alepe para exibição de um programa da DPPE. “Essa política de aproximação com diferentes Poderes e órgãos tem sido uma das marcas de nossa gestão à frente da Alepe, na medida em que vemos esse tipo de cooperação como fundamental para implantarmos de projetos e ações importantes para o povo pernambucano”, destacou.
Após fazer um balanço dos avanços e da atuação da entidade nos últimos anos, o Defensor Público-Geral do Estado, José Fabrício Silva de Lima, afirmou que uma das metas da DPPE é chegar a todas as comarcas com mais de 30 mil habitantes, até maio de 2022. “Faltam 12 comarcas para atingirmos nossa meta. Com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, não temos dúvida de que vamos concretizar esse sonho e, assim, poder levar mais dignidade, cidadania e acesso à Justiça a essas comarcas menores, que tanto necessitam do apoio do estado para fazermos o acesso à Justiça aos mais vulneráveis”.
O governador Paulo Câmara foi homenageado com uma placa, como reconhecimento pelo apoio hipotecado pelo Poder Executivo à instituição. “Gostaria de parabenizar os novos defensores e ressaltar que estou muito grato em participar desta celebração, no Dia Nacional da Defensoria Pública. Eles emprestarão força e talento à defesa da causa social e com um olhar para aqueles que mais precisam”, enfatizou o socialista.
A nova defensora Pública Débora da Silva Andrade, uma das empossadas, discursou em nome dos demais colegas. Também foram empossados Luciana Freire Losse, Giovana Figueiredo Leite, Joseph Brandão, Bernardo Augusto Ferreira Duarte e Nelson Mendes Silva. Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fernando Cerqueira, o procurador Geral de Justiça, Paulo Augusto, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Edmundo Siqueira, entre outras personalidades.