Lucas Ramos parabeniza Pedro Miguel, novo diretor do Aggeu Magalhães, por posse no Conselho Deliberativo da Fiocruz
O novo diretor do Instituto Aggeu Magalhães (IAM), Pedro Miguel Neto, foi empossado, nesta quinta-feira (10), como membro do Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O deputado licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, comemorou a chegada do gestor ao colegiado responsável pela formulação e condução da política de desenvolvimento institucional da Fiocruz.
“Pedro Miguel Neto possui uma longa história de trabalho e compromisso com a defesa da Saúde, da Ciência, da pesquisa, do ensino e da gestão democrática e eficiente. São valores que nortearão sua gestão no Instituto Aggeu Magalhães para os próximos quatro anos e que também serão a base de sua participação no Conselho Deliberativo da Fiocruz. Em tempos tão desafiadores, temos a certeza de que Pedro representará o Nordeste com sabedoria, inovação, o olhar sempre voltado para as pessoas e, sobretudo, valorizando a vida”, destacou o secretário Lucas Ramos.
Fazem parte das atribuições do Conselho Deliberativo a programação de atividades e a proposta orçamentária anual. O acompanhamento e avaliação de desempenho de todas as unidades da Fiocruz no Brasil. E a gestão da comissão eleitoral para escolha do presidente da instituição.
Pedro Miguel é doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e tecnologista sênior do IAM. Foi eleito novo diretor do Instituto Aggeu Magalhães no final do mÊs de maio, em uma chapa formada com Idê Gurgel, Ana Cláudia Leão e Manoel Lima.
Em seus 70 anos, o Instituto Aggeu Magalhães se tornou o maior representante regional da Fiocruz, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma saúde pública de qualidade, promoção da pesquisa científica no Nordeste e desenvolvimento de novas tecnologias para garantir condições sociossanitárias dignas à população. Já a Fiocruz celebrou, há duas semanas, 121 anos de descobertas científicas transformadoras, fabricação de vacinas e medicamentos e formação de profissionais de diversos níveis para o Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outras atividades.