Profissionais de Educação realizam carreata pelas ruas de Gravatá com o lema “Fora da escola não pode”
A iniciativa teve o intuito de trazer os estudantes que não estão matriculados para retomarem às atividades escolares sejam elas remotas ou presenciais
A Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, com a iniciativa da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Centro realizou, nesta quarta-feira (09), uma carreata com buzinaço pelas ruas do município.
Esta ação faz parte do programa Busca Ativa Escolar no qual tem o intuito de sensibilizar pais e alunos para que os mesmos voltem para a escola. O foco são alunos que estão afastados, em atraso escolar ou que não estão participando das atividades, bem como aqueles que não renovaram sua matrícula.
Em um momento pandêmico, alcançar todos os estudantes têm sido um desafio diário, pois muitos precisam lidar com dificuldades diversas para acompanhar o que foi proposto pelas escolas. As dificuldades encontradas no caminho como falta de acesso à internet, indisponibilidade de aparelhos e desmotivação são alguns aspectos preocupantes. Além, da vulnerabilidade socioeconômica de muitas famílias que foi agravada em relação ao COVID-19.
Para chamar atenção da população a esse tema bastante importante, os gestores, coordenadores e professores das escolas da rede municipal junto a coordenadora da rede da GRE da Mata Centro, Rogéria Campos, a gerente de monitoramento da rede escolar, Roberta Albuquerque, a gerente Regional da Educação da GRE da Mata Centro, a professora e coordenadora Sandra Morais, e a secretária de Educação, Ninha Professora, se reuniram em frente a Escola Devaldo Borges onde enfeitaram seus carros e o ônibus escolar e saíram pelas ruas do município com buzinaços, músicas para que o apelo fosse ouvido.
Segundo a coordenadora da rede da GRE Mata Centro, Rogéria Campos, essa iniciativa é para que os alunos voltem às escolas: “Essa iniciativa que estamos fazendo é de trazer nossos estudantes para retomar suas atividades escolares, voltar a participar das aulas e hoje a gente sabe que diante da pandemia há muitas dificuldades, mas tanto a rede estadual, quando a municipal quer dar esse apoio para que os alunos retornem às suas atividades escolares”, disse.
A professora e coordenadora, Sandra Morais, fala sobre o movimento: “Então, de qualquer formato, até mesmo híbrido ou remoto, a gente está hoje neste dia D convocando pais de alunos e estudantes para que eles retornem à escola porque fora da escola eles não podem ficar.
Esse movimento recebe o apoio da rede municipal e estadual de ensino, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME/PE).
De acordo com Kátia Monteiro, gerente regional de educação da GRE, esse planejamento aconteceu essa semana junto a todas as redes municipais de educação. “O drive-in foi na intenção de dialogar com os pais. Foi o que vimos nas comunidades de Gravatá em que a caravana passou e a comunidade pode sentir essa mensagem. A gente continua com a programação realizando reuniões de pais e mestres, fazendo toda campanha de mídia social. A ideia é dizer ao estudante que ele é a nossa esperança, a esperança dum futuro melhor, de uma juventude mais preparada para adentrar no mercado de trabalho e no mundo da universidade”, acrescentou.
Ninha Professora, secretária de Educação, fala da parceria e importância desse projeto: “A Busca Ativa é uma parceria entre a Undime e Unicef que buscou os municípios através da GRE para que a gente vá buscar alunos. Esse evento é para chamar atenção da população, mostrar que os alunos precisam estar na escola. Por isso estamos aqui hoje, foi muito bom e evento. Nossa expectativa é que esses alunos que ainda não voltaram, voltem a partir de agora, procurem a Secretaria de Educação, as suas escolas, é um apelo aos pais”, disse.
O percurso saiu da Escola Devaldo Borges, subiu pela Rua 07 de Setembro, passou pela Caixa D’Água, no Bairro Novo, Rua Amaury de Medeiros, Maurício de Nassau, Rua Coronel Estevão Câmara até chegar à Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça (ETE).
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)