Hospitais do Cabo ganham reforço na produção de oxigênio e novo equipamento de análise
Crédito da foto: Sillas Gabriel PMCSA
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou a instalação de novas usinas de oxigênio nos hospitais da cidade. O sistema vai ampliar a capacidade de produção do gás, num momento de maior demanda por causa da pandemia do novo coronavírus. Um gasômetro, equipamento que auxilia os médicos no atendimento aos pacientes de covid-19, também passa a fazer parte da rede municipal de Saúde.
“Houve um aumento de consumo de oxigênio e, por isso, estamos montando novas usinas para as quatro unidades de saúde do município”, explicou a superintendente de Atenção à Saúde do Cabo, Deysiane Maria da Silva.
Os primeiros torpedos de armazenamento de gás chegaram nesta terça-feira (22) e já foram instalados no Hospital Mendo Sampaio, referência no município no atendimento aos pacientes de covid-19. Os novos equipamentos serão instalados, em seguida, nos hospitais municipais Jamaci de Medeiros, Hospital Infantil e na Maternidade Padre Geraldo, em Ponte dos Carvalhos.
“Todos os hospitais vão aumentar a sua capacidade atual de três metros cúbicos de oxigênio”, explica Deysiane. O Mendo Sampaio passa a ter uma capacidade de produção de 18 m³, enquanto o Jamaci de Medeiros, o Hospital Infantil e a Maternidade passam a ter 9 m³ de capacidade.
Segundo Deysiane, o Mendo Sampaio terá a maior potencial porque é referência no atendimento aos pacientes de covid-19. A unidade hospitalar possui 20 leitos dedicados ao atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Com mais oxigênio disponível, o Mendo passa de cinco para oito o número de leitos semi-críticos, usados para estabilizar pacientes que estejam na fila de espera para entrar nas UTIs do Estado. O hospital mantém oito leitos de internamento e outros quatro de retaguarda no atendimento covid.
GASÔMETRO
O Hospital Mendo Sampaio também recebeu outro equipamento importante, um gasômetro, que vai melhorar o enfrentamento da covid-19 no município. O gasômetro vai servir a toda rede hospitalar municipal na avaliação de pacientes infectados pelo vírus Sars Cov 2.
A análise de gases no sangue arterial, feita por este equipamento, revela sobre a oxigenação, respiração e distúrbios de eletrólitos em pacientes graves. Com os dados em mãos, a equipe médica define com maior rapidez qual tipo de terapia é a mais adequada.
“Nesse momento, com a necessidade de termos um suporte mais intensivo ao paciente covid do município, o Mendo Sampaio passa a receber esse equipamento, que também abastecerá toda a rede”, disse Deysiane.
As equipes médicas do município estão recebendo capacitação para operar com o novo aparelho. Nesta quarta (23) uma nova turma de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos passará pelas aulas de habilitação. Na próxima terça ( 29), novos profissionais passarão pelo treinamento.
O Mendo Sampaio também passou por uma pequena melhoria de equipamento neste último final de semana. No sábado (19), o gerador de energia da unidade hospitalar passou a ter acionamento automático. Agora, em caso de queda de energia, o equipamento é acionado sem intervenção manual.