Cabo de Santo Agostinho reduz o número de homicídios em 2021

O Cabo de Santo Agostinho diminuiu as ocorrências de mortes violentas intencionais (homicídios dolosos e lesão corporal seguida de morte) em 2021. Até julho, houve uma queda de 25% nos casos. São 36 homicídios a menos registrados em sete meses na cidade. No ano passado, até julho, 143 pessoas foram mortas. Em julho, a queda foi de 54,5%, ou seja, uma redução de mais da metade. Foram dez mortes violentas intencionais em julho de 2021 contra 22 no mesmo período do ano passado.

A redução se deve ao trabalho conjunto das forças de segurança, Secretaria Municipal de Defesa Social, Polícia Civil e Polícia Militar, dentro da filosofia de trabalho integrado do prefeito Keko do Armazém.

“Fico muito feliz. Quando chegamos, tínhamos um desafio que era tornar o Cabo de Santo Agostinho uma cidade mais pacífica. Nesse primeiro semestre tivemos o resultado em números. Em diversos bairros, por exemplo, não foi registrado nenhum caso de homicídio. Integração dá nisso, dentro e fora da gestão. Ganham todos, a começar pela pela população”, afirmou o secretário municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho.

A corporação colabora com a presença massiva em todas as regiões da cidade, junto a Polícia Civil e Polícia Militar. Em todas as ocorrências, somam um esforço conjugado para que o Poder Judiciário consiga prender os autores dos homicídios.

TECNOLOGIA

A instalação de câmeras de videomonitoramento fixas e móveis nas regiões da cidade transmitem imagens em tempo real e de forma ininterrupta e auxiliam as investigações policiais e multiplicam os olhos da segurança pública, além de otimizar o emprego do policiamento em regiões com menos presença de efetivo.

O uso das imagens captadas contribui com o encurtamento do tempo de investigação e a consequente responsabilização do infrator.

Outra vantagem foi a aquisição do sistema de radiocomunicação, com funcionalidades como gravações de conversas por áudio e texto, registros de localização, mapeamento das viaturas, além de uma qualidade superior de áudio, sem chiados ou risco de interferência.

A ferramenta permitiu que cada órgão de Segurança se comunique de forma separada. E, quando necessário, é realizada a comunicação entre órgãos para que atuem de forma conjunta nas ocorrências que exigem integração.

Constantemente, todas as áreas onde mais ocorrem os crimes são analisadas e estudadas Com essas informações, a Secretaria Municipal de Defesa Social reforça a presença do efetivo, agindo de forma preventiva, para evitar novas ocorrências.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *