Aulas de natação para crianças com deficiência da rede municipal são retomadas
Um importante passo de inclusão social foi dado essa semana pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, com o retorno das atividades das aulas de natação para alunos com deficiência da Rede Pública de Ensino. A ação é realizada através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria Executiva de Juventude e Esportes.
As aulas de natação são baseadas em metodologia que trabalha as necessidades de crianças com deficiência através da natação, possibilitando o crescimento cognitivo, motor e a autoconfiança.
O município trabalha atualmente com 1.084 mil crianças com necessidades especiais na Rede de Ensino e, destas, 66 estão participando do início do projeto.
A natação está sendo realizada na Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, e as aulas acontecem nas quartas e sexta-feiras, de manhã e à tarde. O professor é da área de educação física e tem especialização em educação especial.
“Nós estamos retomando as aulas de inclusão através da natação para atender alunos da rede municipal de ensino. Nosso objetivo é fortalecer e ampliar essa ação para outras escolas, de maneira que possamos usar o esporte como um elemento de inclusão, terapia para as crianças e ajudar no processo de educação que garante concentração e participação desses alunos nas aulas”, comentou o secretário de Educação, Hebert Gomes.
Para a dona de casa Jaqueline Maria Farias, 38 anos, mãe do aluno Samuel Farias dos Santos, 6 anos, as aulas de natação ajudam a saúde de seu filho. “Ele antes de participar das aulas tinha medo de água e não entrava na piscina. Hoje posso dizer que meu filho vem evoluindo bastante, ele passou a gostar de brincar na piscina e tudo isso é muito gratificante. Isso é uma maneira de ajudar na socialização dele com outras crianças”, comentou Jaqueline bastante emocionada.