Cerest do Cabo distribui adubo orgânico para incentivar a agricultura familiar
Na última sexta-feira(3), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Cabo de Santo Agostinho, realizou a doação de uma caçamba de adubo orgânico para 70 agricultores familiares do Assentamento Bruno de Albuquerque Maranhão, localizado no engenho Sacambu.
A ação faz parte do projeto “Menos agrotóxico e mais orgânico”, que visa aumentar a renda e trazer melhorias das condições de vida da população rural. O projeto o apoio de uma equipe das Secretarias de Coordenação Regional e Serviços Públicos, Limpeza Pública e Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Segundo a gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Wylna Espinar, o projeto vai beneficiar vários engenhos do município. “Enquanto tivermos o produto, iremos fazer as doações às sexta-feiras para outros engenhos do município”, disse.
A última ação foi realizada em Mercês. O material do adubo é feito de galhos e folhas das árvores que são podadas na cidade.
“Este é um passo importante que a Prefeitura do Cabo está dando em relação à agricultura familiar. Através do adubo orgânico, a produção das famílias será com mais qualidade e sem agrotóxicos”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Cajueiro.
Para o casal de agricultores que tira o sustento da terra de onde vivem, dona Marluce Maria da Costa, 60 anos, e seu Floriano Vicente da Costa Neto, de 66 anos, o produto veio em uma boa hora.
” Tudo que chega é bem-vindo. Essa é a primeira vez que a prefeitura nos ajuda. Estamos muito felizes, agradecemos muito à gestão por este incentivo, o adubo que a gente compra está muito caro. É uma economia gigante e a planta fica mais bonita e cresce mais rápido”, disse dona Marluce.