Claudiano Filho e Humberto Arraes lançam programas de distribuição de sementes e alevinos em Araripina

O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Claudiano Filho, e o secretário executivo de Agricultura Familiar, Humberto Arraes, lançaram nesta terça-feira (25), em Araripina, no Sertão do Araripe, dois programas de extrema importância para os agricultores familiares pernambucanos. Trata-se dos programas Campo Novo e Peixe para Todos.

Programa Campo Novo

Criado em 2019, o Programa Campo Novo, do Governo de Pernambuco, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento rural de Pernambuco, por meio do fortalecimento da agricultura e da elevação da qualidade e eficiência da produção agrícola e do combate à pobreza rural.

O foco, é a distribuição das sementes para os agricultores familiares exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. As sementes distribuídas são selecionadas de forma a melhor atender às necessidades dos agricultores e às condições de solo e clima de cada região de desenvolvimento.

No total, foram investidos R$ 1.716.000,00 a fim de contemplar 23.833 agricultores familiares de 10 municípios do Sertão do Araripe.

“Mesmo diante da pandemia, o Governo de Pernambuco e a SDA mantêm o compromisso de apoiar a Agricultura Familiar, ampliando a distribuição de sementes, observando as normas de segurança sanitária e garantindo que a população rural esteja preparada para o plantio, assegurando qualidade de vida e renda para o campo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho.

Peixe para Todos
O programa Peixe para Todos tem como objetivo a distribuição de alevinos das espécies carpa, tilápia e tambaqui, para famílias agricultoras e pequenos criadores.
A meta é incluir cerca de 2 milhões de alevinos para povoamento e produção de pescados, assegurando a famílias em vulnerabilidade social e alimentar, proteína animal de qualidade, além de garantir outra fonte de renda para as agricultoras e agricultores pernambucanos.
“A expectativa é que com a realização do programa Peixe para Todos e a inclusão dos alevinos, seja possível produzir cerca de 980 toneladas de pescado, injetando uma receita de R$ 10 milhões na economia dos municípios pernambucanos”, afirma o gestor do programa, o secretario executivo de Agricultura Familiar, Humberto Arraes.
Títulos de Posse

Além do lançamento dos programas Campo Novo e Peixe para Todos, o evento desta terça-feira contou com a distribuição de 56 títulos de posse da terra, que foram entregues pelo presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz. Ao todo, 204 títulos serão entregues aos agricultoras e agricultores do Araripe ainda neste semestre.

Para o deputado federal Eduardo da Fonte, os investimentos na agricultura familiar contribuem diretamente na economia dos municípios. “A cada real investido pelo governo Paulo Câmara representa 28 reais na economia direta dos munícipios. Eu tenho defendido e pedido ao governador para priorizar a entrega de sementes, para que nós possamos transformar Pernambuco em um estado produtor de alimentos,” afirma Eduardo da Fonte.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *