PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DO PARQTEL CHEGA A 100% DE TAXA DE OCUPAÇÃO

Com a assinatura de mais quatro acordos de cooperação técnica realizados nesta quarta-feira (09) o Programa de Incubação do Parqtel chega a 100% de taxa de ocupação. Estas empresas contarão com toda infraestrutura do Centro de Manufatura Avançada (CMA) para apoio ao desenvolvimento dos seus projetos de inovação.

O Parque Tecnológico de Eletroeletrônica de Pernambuco (Parqtel) alcançou a taxa de 100% de ocupação em seu Programa de Incubação de Projetos de Inovação Tecnológica, o INBARCATEL. Nesta quarta-feira (09), foi formalizada a chegada de quatro novas empresas. A assinatura dos acordos de cooperação técnica com Ubivis, Conecto – Tecnologia Industrial, Smart Solutions e TechFab, foi realizada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, que também formalizou a renovação dos acordos com as empresas Senfio e Neurobots.

“Com a incubação destas novas empresas, alcançamos a importante taxa de 100% de ocupação no Parqtel, com 10 projetos incubados. Essas startups que vão contribuir diretamente com o desenvolvimento tecnológico do nosso Estado, idealizando e prototipando novos produtos e serviços, com toda infraestrutura e apoio do Governo de Pernambuco”, destacou o secretário de CTI, Lucas Ramos.

As empresas vão atuar dentro do Centro de Manufatura Avançada (CMA) do Parqtel, utilizando de forma cooperada os equipamentos e os seus laboratórios (Design e Modelagem, Prototipagem Eletrônica, Centro de Usinagem e Robótica) além de contarem com apoio administrativo e infraestrutura para reuniões e eventos. O CMA é um hub que estimula atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), além de fornecer serviços tecnológicos.

NOVAS EMPRESAS INCUBADAS

A TechFab é uma empresa focada em soluções de Internet das Coisas (IoT), cidades inteligentes e Indústria 4.0. Tem como principal produto um sistema integrado de monitoramento e controle para irrigação e acompanhamento eletrônico da qualidade do solo. O projeto aprovado no Inbarcatel visa otimizar processos de irrigação, localização e monitoramento para promover uma agricultura sustentável e de precisão.

 A Smart Solutions Brasil também atua no segmento de cidades inteligentes, com destaque para dois produtos. O primeiro é o Smart Post, um poste inteligente que possibilitará tanto a captação de informações como a disponibilização de serviços à sociedade como painéis informativos, pontos de reabastecimento de veículos elétricos, dentre outros. Já o segundo é um software de gestão integrada de dados, voltado para gestores públicos e população.

 A Conecto é especializada no desenvolvimento de soluções e integração de tecnologias habilitadoras em Indústria 4.0. Possui experiência na elaboração de projetos de automação e robótica industrial, sistemas de rastreabilidade e servidores de Business Intelligence (BI).

Também do segmento industrial, a Ubivis oferece um sistema de otimização de processos de manufatura em plataformas de Internet das Coisas (IoT), Business Intelligence (BI) em tempo real e Business Intelligence (BI) e Smart Factory, com soluções de inteligência artificial, evoluindo para aplicação de um software robô que opera máquinas industriais sem intervenção humana.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *